Culinária Inglesa: Conheça os pratos típicos de um país de reis e rainhas
*Da Redação
A comida típica da Inglaterra tem sido tradicionalmente baseada na carne de vaca, cordeiro, porco, frango e peixe e geralmente servido com batatas e outro tipos de vegetais. Os alimentos mais comuns e típicos consumidos na Grã-Bretanha incluem o sanduíche, peixe e batatas fritas, tortas, como o pastel Cornish, bagatela e assados. Alguns de principais pratos têm nomes estranhos como Bubble & Squeak and Toad-in-the-Hole (vejareceita).
Quais são os alimentos básicos?
Os alimentos básicos da Grã-Bretanha são carne, peixe, batatas, farinha, manteiga e ovos. Muitos de nossos pratos são baseados nestes alimentos. Alguns dos pratos mais tradicionais têm origens antigas, como os pães e queijos locais, carnes assadas e guisados, tortas de carne de caça e peixes de água doce e salgada.
Outros pratos típicos, como o fish and chips, originalmente uma comida de rua urbana, servida num jornal e comida com sal e vinagre de malte, e tortas e salsichas e o Bangers and mash, linguiças servidas com purê de batata, cebolas e molhos, têm atualmente a mesma popularidade que outros pratos de origem oriental, como curries da índia e Bangladesh e frituras inspiradas pela culinária chinesa e tailandesa. As culinárias francesa e italiana, hoje também são amplamente admiradas e adaptadas na Inglaterra. A Grã-Bretanha também adotou rapidamente as inovações geradas pelo fast-food vindo dos Estados Unidos, e continua a absorver ideias culinárias de todo o mundo.
Costumes
Quais são os pratos tipicos mais conhecidos?
Conheça em seguida alguns dos pratos tipicos da inglaterra mais conhecidos internacionalmente:
Fish and Chips
Photo Credit: johnb/Derbys/UK. via Compfight cc
O Fish and Chips, é uma especialidade típica de Whitby, na Inglaterra e também, claro, pode ser apreciada nas principais cidades inglesas. A origem da receita se perdeu no tempo. Peixes e fritas surgiram como iguaria barata, nutritiva e requintada, para saciar o apetite dos trabalhadores. Logo o prato conquistou a população inteira. Empanados, os peixes são fritos em imersão, polvilhados com sal, regados com vinagre de malte e acompanhados de batatas fritas em abundância. E dita a tradição que tudo deve ser comido da embalagem de papel, se possível na rua.
Roast Beef
Photo Credit: adactio via Compfight cc
Literalmente uma carne assada. Um prato bastante popular e consumido normalmente aos domindos, entre as famílias e acompanhado de molhos, mostarda, pudding e um molho de raiz forte.
Outras variantes: Roast Pork (porco assado), Roast Lamb (cordeiro) e Roast Chicken (frango). Opções menos comuns são Roast Duck (pato), Roast Goose (ganso), Roast Gammon (tipo de presunto) e Roast Turkey (peru).
Bubble and Squeak
Comida tradicional feita com a sobra da carne e vegetais do dia anterior, sendo os principais ingreditens a batata e o repolho, e pode ser servido com cenouras, ervilhas e couve de Bruxelas. A batata vira purê e é misturada aos demais itens, todos cortados. Os ingredientes são então transformados em rodelas e fritos até que as laterais fiquem tostadas.
Sausage and Mash
Outra receita bastante simples, composta por salsichões e purê de batata. Eventualmente é coberta por um molho vermelho.
Yorkshire Pudding
Photo Credit: Jaypeg via Compfight cc
Yorkshire Pudding é um bolinho feito de massa e tem este nome por ter nascido na cidade de Yorkshire, Inglaterra. Muito comum ser consumido com carne assada e levam ovos, farinha de trigo, leite, banha e sal. Veja receita de Yorkshire pudding.
Black Pudding
Semelhante a uma salsicha, é feito de sangue de porco. Dependendo da região da Inglaterra, pode ser mais apimentado ou gorduroso.
Pie and Mash
Pie and Mash é uma torta de carne com purê de batatas, comida tradicional da classe trabalhadora londrina, originário do East End de Londres. Os restaurantes que vendem as tortas estão em Londres desde o século 19, e ainda são comuns no sul e no leste de Londres e em muitas partes do Kent e Essex.
*Mundo dos Sabores

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.
Chopperia
Bar & Restaurante
Gastrobar
Doce artesanal
Restaurante
