Quinta-feira, 02 de Outubro de 2025
Twitter
Youtube
Facebook
Instagram
Whatsapp
TEMPO REAL

Notícias

HomeNotíciasQueloide: o que é e como tratar?
Saúde

Queloide: o que é e como tratar?

 

*Da redação

 

por Universo Jatoba

Marcas no corpo podem incomodar muita gente. Cicatrizes, por exemplo, podem virar queloides, que surgem com a produção em excesso do colágeno, importante no processo. A leitora Talita Pereira quer saber mais sobre o assunto e o Universo Jatobá foi investigar.

O queloide não apresenta risco à saúde, mas pode afetar a autoestima, pois traz alterações estéticas, já que, além do relevo, podem surgir vermelhos ou rosados. Em alguns casos, a questão é genética e pode surgir de ferimentos como acne, queimaduras, varicelas, furos na orelha, cortes cirúrgicos, locais de vacinação, feridas traumáticas e tatuagens. O queloide é mais comum em peles negras e asiáticas e pode coçar e trazer dor. Grávidas que pensam na cesariana devem tomar seus cuidados com o processo de cicatrização, principalmente se o caso for comum na família.

Para diagnosticar e tratar, o ideal é consultar um médico. Os tratamentos mais indicados são o uso de pomadas, injeções de corticoides, laser, radioterapia e cirurgia. Mas, vale lembrar que com a intervenção cirúrgica existe o risco de um dano ainda maior no local da cicatrização.

Há a opção é retirar cerca de 90% do queloide. A ideia de manter os 10% é para evitar a reativação da cicatrização.  A infiltração de corticoide em períodos de tempo determinados pelo médico vai ajudar a nivelar a cicatriz com a pele. Mesmo assim, há 30% de chances do queloide voltar. Já o processo de retirada total do queloide seguido por uma radioterapia é o mais eficaz, mas tem o custo elevado. As chances de o problema retornar são de apenas 10%, mas existem.

Não se desespere. O seu caso pode ser uma cicatriz hipertrófica, muito confundida com o queloide. A diferença é que a cicatriz hipertrófica é menos intensa e regride sozinha com o tempo. Então, se houver alguma dúvida sobre o seu caso, o ideal é consultar um médico e saber qual o procedimento mais adequado.



Fonte: Universo Jatobá

ROTEIRO GOURMET

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

Chopperia

Bar & Restaurante

Gastrobar

Doce artesanal

Restaurante

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo indevido, impróprio ou ilegal, entre em contato conosco que vamos analisar.

MAIS NOTÍCIAS

Saúde
Agora Tem Especialistas?
Programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde para reduzir as longas filas na rede pública, ainda não atingiu seus objetivos.
25/08/2025
Saúde
Tratamento dentário? Eis um checklist
A explosão de ofertas em tratamentos dentários na rede social motivou a pauta
17/08/2025
Saúde
Para evitar crise financeira, Unimed Nacional recebe aporte de R$ 1 bilhão
Em Maringá a cooperativa não se pronunciou se participou ou não do aporte
16/08/2025
Saúde
Receitas digitais de cannabis estão no alvo da Justiça
Parecer abre caminho para responsabilização criminal de farmacêuticos na Europa
05/08/2025
Saúde
Quem tem medo da morte súbita?
Há novidades sobre o assunto
13/05/2025

SUGESTÕES LITERÁRIAS

ENQUETE

PUBLICIDADE E PARCEIROS

Fale Conosco pelo WhatsApp