Conheça um pouco mais da culinária mexicana
*Da Redação
Você já reparou que os pratos mais apimentados são servidos nos lugares mais quentes? No México não poderia ser diferente. Com a possibilidade de atingir até 50ºC, os mexicanos acreditam que comer muita pimenta equilibra a temperatura do corpo, fazendo com que a pessoa não sinta o efeito das altas temperaturas.
O chef de cozinha Rodrigo Anunciato nos conta como são os hábitos alimentares deste lugar tão apimentado como o México.
"A partir do milho são elaboradas as tortillas, que são massas preparadas basicamente com água, farinha especial de milho branco (chamada de masa harina), manteiga e sal."
"A tortilla também é utilizada como talher, sendo um hábito da antiguidade, pois muitos não tinham condições financeiras para comprar talheres. O mexicano é um povo de hábitos muitos simples, por este motivo até hoje esta é uma tradição", afirma ele.
O prato mais tradicional mexicano é o taco, que nada mais é do que a tortilla recheada com carnes, pimentas, milho, tomate, cebola, guacamole (abacate), etc. "O México é o país que mais utiliza o abacate (guacamole) em preparações salgadas. No Brasil temos o hábito de comer o abacate com açúcar, mas pode acreditar que é o único país que tem essa cultura, nos demais, o abacate é consumido com sal", ressalta Rodrigo.
Além do taco e das tortillas, outro prato famoso é o chile. Rodrigo nos conta que o chile é a maior expressão da combinação da terra com a cultura espanhola que foi trazida durante a colonização.
Existem vários tipos de chile, o mais tradicional é uma mistura de carne moída bovina, feijões cozidos sem caldo e muita pimenta. O condimento mais utilizado no México é o cominho.
A data mais popular do país é o dia 2 de novembro, dia dos mortos, onde eles homenageiam os antepassados, e como não pode faltar, com muita comida e bebida, entre eles os tacos, burritos, enchiladas, chalupas, gorditas, etanales, etc.
Veja na tabela abaixo as calorias do taco, o prato mais tradicional mexicano:

Não podemos esquecer das bebidas mexicanas, entre elas a tequila, água de chocolate e mescal, que também é conhecida como a bebida do verme, pois cada dose é servida com um pequeno verme vivo dentro do copo e que deve ser tomado no mesmo gole.Herdado dos astecas, e muito consumida no país, a água de hochata (água de arroz) é hábito diário dos mexicanos no café da manhã.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a culinária do México, que tal experimentar?
*Mais equílibrio

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.
Chopperia
Bar & Restaurante
Gastrobar
Doce artesanal
Restaurante
