Sábado, 02 de Agosto de 2025
Twitter
Youtube
Facebook
Instagram
Whatsapp
TEMPO REAL

Notícias

HomeNotíciasConheça 5 comidas "tipicamente brasileiras" que não são nacionais
Gastronomia

Conheça 5 comidas "tipicamente brasileiras" que não são nacionais

*Da Redação

Pode parecer surpreendente, mas muitas comidas "tipicamente brasileiras" não são tão nacionais quanto muitos acreditavam. Tradicionais no dia-a-dia, delícias como bolinho de chuva, pastel, cuscuz e quindim são símbolos da gastronomia do país, mas não são 'made in Brazil'. Estes deliciosos quitutes, que conquistaram o estômago de milhões de brasileiros, surgiram em terras distantes e foram adaptados ao paladar local, ganhando novos ingredientes e modos de preparo alternativos.

1 - Pastel

O pastel ficou famoso no Brasil com a versão frita. Rapidamente, conquistou o paladar dos brasileiros de tal maneira que se transformou numa 'criação nacional', mas a história desta deliciosa massa frita começou bem longe das terras tupiniquins. 

Estudos apontam que o pastel tem sua origem na Península Ibérica. Na Idade Média, já existiam receitas de massas recheadas que eram levadas ao forno, porém foi na região que tiveram a ideia de fritar essa massa.

Há ainda a comparação com o rolinho primavera chinês e com a gyosa, da culinária japonesa. A mais respeitada das teorias afirma que o pastel chegou ao Brasil graças à imigração chinesa. Com a adaptação dos pratos orientais, surgiu no país o saboroso pastel. 

'Pastel flango' chinês ou japonês?

Se o pastel chegou ao Brasil pelos chineses, por que vemos tantos japoneses encarregados de pastelarias espalhadas pelo país?

Com a Segunda Guerra Mundial e a aliança do Japão com a Alemanha nazista, os japoneses passaram a abrir pastelarias pelo Brasil para se passarem por chineses e assim evitarem a perseguição no país.

2 - Bolinho de Chuva

O bolinho de chuva ficou famoso no Brasil graças à personagem Tia Anastácia, do Sítio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato. Hoje é tão popular na cultura brasileira, que muitos 'esquecem' que o quitute surgiu em Portugal, derivado de outra guloseima lusitana, a Bola de Berlim, mais conhecida no Brasil como "sonho".

A massa do bolinho de chuva é bem semelhante à da Bola de Berlim. A principal diferença é que os sonhos ficavam em bandejas, cercados por açúcar fino e canela em pó, assim como, atualmente, é servido o bolinho de chuva. A alteração na receita fica por conta do recheio, já que o não há creme nos quitutes da Tia Anastácia.

3 - Polenta

Pode até parecer que foi criada no Brasil, mas a polenta na verdade é italiana. Hoje é produzida à base de farinha de milho, mas no passado era preparada a base de farinha de aveia, trigo e outros cereais. Durante o Império Romano, a polenta era o principal prato local.

No Brasil já existia um preparo parecido com a polenta de milho italiana, porém uma versão cremosa que não era frita ou grelhada. Durante séculos, o prato era muito comum em comunidades pobres, que a utilizavam como principal fonte nutritiva para aguentar trabalhos braçais, mas atualmente a polenta é encontrada em diversos restaurantes de comida típica italiana e brasileira.

4 - Cuscuz

O cuscuz tão consumido no Brasil tem origem árabe. Surgiu em Magrebe, região norte da áfrica, e era feito com grãos de sêmola de trigo temperados e cozidos no vapor. Carnes e legumes complementavam essa iguaria que chegou ao Brasil por imigrantes, apesar de parecer um prato que nasceu no país. Em terras tupiniquins popularizou-se primeiro na região sudeste, mas logo conquistou o estômago de milhões de brasileiros.

5 - Quindim

A origem do quindim se divide em três localidades. Afinal, essa deliciosa guloseima é brasileira, africana ou portuguesa? Os portugueses têm a fama de apresentarem diversos doces à culinária mundial e com o quindim não foi diferente. Nos conventos de Portugal surgiu um doce chamado "brisas do lis" que era preparado com ovos, açúcar e amêndoas. 

O 'quindim brasileiro' é muito parecido, mas no lugar das amêndoas, foi incluído o coco, um produto 'tipicamente nacional'. Essa nova receita surgiu no nordeste do país e teve grande influência africana, inclusive no nome. A palavra quindim é originária da áfrica. Com isso, o Quindim é uma deliciosa e saborosa mescla de sabores da culinária portuguesa, brasileira e africana.

*UOL

ROTEIRO GOURMET

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

Chopperia

Bar & Restaurante

Gastrobar

Doce artesanal

Restaurante

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo indevido, impróprio ou ilegal, entre em contato conosco que vamos analisar.

MAIS NOTÍCIAS

Gastronomia
TOP FIVE- Confira os 5 restaurantes árabes mais lembrados neste 2º trimestre
A RCP está aperfeiçoando seu roteiro gourmet identificando, gratuitamente, as especialidades de cada logomarca (banner). Confira no rodapé de cada postagem
26/06/2025
Gastronomia
Conceituado chef de la cuisine sugere novo formato do Roteiro Gourmet da RCP
Os editores aceitaram (parcialmente). Visitaram um restaurante muito lembrado na semana inaugurado a poucos meses em um shopping da cidade
28/04/2025
Gastronomia
Quinzena começa com novo banner (grátis) no espaço gastronômetro
Confira os restaurantes mais lembrados do formato Top off Mind (topo da mente) da RCP (No rodapé dessa postagem)
17/11/2024
Gastronomia
Gastronômetro da RCP ganha apoio dos foddies
Confira a lista de restaurantes enviada por foodies para análise
20/10/2024
Gastronomia
Você é uma FOODIE? Então tem um novo aliado: o GASTRONÔMETRO
Frequenta restaurantes? Indique os melhores ao Gastronômetro da RCP
15/10/2024

SUGESTÕES LITERÁRIAS

ENQUETE

PUBLICIDADE E PARCEIROS

Fale Conosco pelo WhatsApp