Terça-feira, 06 de Maio de 2025
Twitter
Youtube
Facebook
Instagram
Whatsapp
TEMPO REAL

Notícias

HomeNotíciasComidas típicas do Chile: Alimentos e Pratos Tradicionais
Gastronomia

Comidas típicas do Chile: Alimentos e Pratos Tradicionais

*Da Redação

O Chile é o paraíso daqueles que gostam de peixes e frutos do mar. As opções de pescado são enormes, a começar pelo tão apreciado salmão, caro no Brasil. Há também linguados, corvinas, peixes-espada, merluzas, trutas (excelentes, apesar de suas espinhas) e espécies que não existem no Brasil. Geralmente, não são pratos caros.

As formas de preparo são as mais diferentes; prefira os grelhados, que conservam melhor o sabor e são mais saudáveis do que os fritos (seu cardiologista deve ter uma palavrinha a dizer sobre isso!). Os frutos do mar são ainda de uma variedade inacreditável. Comecemos com a centolla, um caranguejo gigante de águas frias com carne mais delicada, em nosso entender, do que a da lagosta. Além dos manjados mariscos, temos também os locos, que não existem no Brasil (lembram um pouco as nossas vieras, mas são graúdos), camarões, lagostas, ostras etc.
Os pratos chilenos misturam influências nativas e europeias.

Os pratos típicos

Chupe - Grosso modo, é o equivalente chileno de nossa caldeirada de frutos do mar. Excelente! O tipo de prato que aqueles que viajam pelo país não devem deixar de experimentar. Há vários tipos de chupes, um dos melhores é o que leva centolla.

Cazuela -é uma espécie de sopa com carne de frango e de boi, meia espiga de milho e legumes. Em todo lugar você encontra. é um dos pratos mais populares do país.

Ajjaco - Feito com carne assada ao forno, batatas, ovos e cebolas. Diversos temperos são utilizados em sua preparação.

Lomo a lo pobre -Equivalente ao nosso bife a cavalo. Acompanham fritas. é um prato barato e alimenta.

Curanto - é uma especialidade da ilha de Chiloé. A forma de prepará-la é bem original: em um buraco no chão são empilhadas pedras aquecidas ao fogo. Sobre ela são dispostas camadas, separadas por folhas de nalcas (um tipo de folhagem), de frutos do mar, carne de porco, frango, batatas etc. Depois tudo é coberto até ficar cozido.

Pulmay -é muito semelhante ao curanto, a principal diferença é que enfiam todos esses ingredientes em panelas.

Churrascos ou Asados - São comuns. Mas os chilenos que nos perdoem por esta: prefira carnes argentinas. Al punto é ao ponto; bien cocido é bem passada; vuelta y vuelta é mal-passada.

Porotos granados - Cozido de feijões, tomates, abóbora ou milho. Há variações dessa receita popular, que, como nossa feijoada, era originalmente a comida diária das camadas mais pobres da população. O que podemos garantir é que alimenta e não é um prato caro.

Lanches: a light food chilena

Sanduíches - Alguns sanduíches tipicamente chilenos são encontrados em todo lugar: o barros luco, de carne com queijo quente é o mais tradicional. Diz a lenda que foi criado pelo presidente Ramón Barros Luco. Outro, o barros jarpa, é um equivalente de nosso misto quente. Existe ainda o completo, uma espécie de cachorro-quente, com tomate cortado, abacate ou chucrute, molho com picles, cenoura e maionese. O famoso chef Anthony Bourdain, que o experimentou quando de sua visita ao Chile, declarou: “não sei se é gostoso ou simplesmente um crime”.

Humitas -Massa de milho enrolada na palha da espiga e cozida no vapor. é o equivalente chileno à nossa pamonha de milho verde. parecida com o tamale, é preparada com farinha de milho; pode ser tanto salgada, com alho, cebola, pimentão, sal e canela, quanto doce.
Empanadas ao horno -São pastéis assados de carne moída recheados com legumes, ou então com queijo ou frutos do mar.

Sobremesas

Manjar - Uma das sobremesas mais populares no Chile. A mais comum é com leite, açúcar e farinha de arroz, mas existem receitas com ovos, leite e baunilha, que lembram muito nosso flan ou creme caramelo.
Mote con huesillos - é uma mistura de pedacinhos de pêssego em calda com flocos de trigo. é servida gelada em um copo. Come-se com uma colher.
Küchen  -Torta de frutas, típica alemã, comum no sul do país, onde você come as melhores.

No Chile coma pratos chilenos - A culinária chilena é, em resumo, muito boa, principalmente os pratos típicos. Porém, se você quer comer comida francesa ou especialidades de outros países, procure um restaurante sofisticado, de classe internacional. Existem alguns, a maioria em Santiago. Os que existem no bairro de Bellavista, quase sempre, quando se metem a propor algo como um magret de canard (peito de pato), são um desastre.

Podem existir algumas boas pizzarias espalhadas pelo Chile, mas não espere em geral comer uma pizza como a que você saboreia em São Paulo, Montevidéo ou Buenos Aires. Os chilenos não têm cultura italiana. Até uma mera macarronada pode não ser grande coisa. Se estiver cansado de frutos do mar peça um bife com fritas, que você corre menos risco.

As cervejas no Chile -Embora a imagem do Chile esteja principalmente ligada à qualidade de seus vinhos, o país produz ótimas cervejas. A mais comum é a Crystal, de Valparaíso. Mas as melhores são originárias das cidades de colonização alemã no sul do país, onde fica a fábrica Kunstmann. Você se surpreenderá com a variedade das cervejas ali produzidas, tanto as claras, como as escuras ou tipo bock. Experimente a Torobayo, nossa preferida. Há ainda cerejas artesanais de produção local, algumas com um toque de mel, mas que não chegam a ser doces.

*Manual do Turista

ROTEIRO GOURMET

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

TOP OF MINDS - SCHOOL

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações do internauta, disponíveis na plataforma permanente e com aferições trimestrais, qualificam a iniciativa da RCP em identificar gratuitamente, via banner, as escolas da rede particular de ensino com o título Top of Mind. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo indevido, impróprio ou ilegal, entre em contato conosco que vamos analisar.

MAIS NOTÍCIAS

Gastronomia
Conceituado chef de la cuisine sugere novo formato do Roteiro Gourmet da RCP
Os editores aceitaram (parcialmente). Visitaram um restaurante muito lembrado na semana inaugurado a poucos meses em um shopping da cidade
28/04/2025
Gastronomia
Quinzena começa com novo banner (grátis) no espaço gastronômetro
Confira os restaurantes mais lembrados do formato Top off Mind (topo da mente) da RCP (No rodapé dessa postagem)
17/11/2024
Gastronomia
Gastronômetro da RCP ganha apoio dos foddies
Confira a lista de restaurantes enviada por foodies para análise
20/10/2024
Gastronomia
Você é uma FOODIE? Então tem um novo aliado: o GASTRONÔMETRO
Frequenta restaurantes? Indique os melhores ao Gastronômetro da RCP
15/10/2024
Gastronomia
Geral
Maringá
Modelo da franchising premia (duplamente) sorveteria maringaense
Para homenagear, o Roteiro Gourmet da Revista RCP expõe, gratuitamente, o banner da empresa no rodapé da reportagem
28/06/2024

SUGESTÕES LITERÁRIAS

ENQUETE

PUBLICIDADE E PARCEIROS

Fale Conosco pelo WhatsApp