Finger Food: Gastronomia de petisco chique
*Da Redação
A comida ocupa um lugar central na vida das pessoas. Inventar, “petiscar”, comer…
Um dos maiores prazeres na contemporaneidade é petiscar (seja em um happy hour ou em casa), beber socialmente, jogar conversa fora…
Os petiscos chegaram ao status da alta gastronomia e ganharam apresentações mais chiques, com uma fusão incrível de criatividade e de sabor.
Finger food, como o próprio nome sugere, é aquele tipo de comida para comer com os dedos, com as mãos. Ideal para beliscar sem pressa, sem garfo e faca. Pode-se dizer que são os famosos aperitivos.
O finger food está na moda! Com ar contemporâneo, é o petisco chique para beliscar!
Pode ser tendência na gastronomia, mas vamos admitir que não é tão novo assim em muitas cozinhas, mesas.
Bares criam suas versões, são inseridos nos cardápios de eventos (como casamentos, formaturas, etc…) e, até mesmo, passam a ser a comida para receber amigos em casa.
Esse mini prato pode ser servido em caçarola pequena, ramequin, com palito, copinho, colher própria… Mini porções sempre (pequenas e individuais).
Embora o finger food salgado seja mais comum, pelo mundo afora há diversas propostas de finger food doce.
Canapés, espetinhos diferentes, pequenos legumes recheados, batatinhas pequenas, queijinhos no palito combinados com outros alimentos, mini quiches, mini wraps, polentinhas, escondidinho, brigadeiro em copinhos… Esses são alguns exemplos desse tipo de “prato”.
Não é a quantidade reduzida de qualquer tipo de prato! Combinação de sabores e contraste de cores, harmonização de um menu degustação para “ser levado à boca” facilmente, alimentos que podem possuir diferentes métodos de cozimento (cru ou combinações entre cru e o cozido)… Tudo com um visual legal!
Você pode criar o seu próprio aperitivo!
A maneira mais simples de comer (com as mãos) agora é chique. Invenções divertidas da culinária. Para receber em grande estilo!
*Mulher digital

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações do internauta, disponíveis na plataforma permanente e com aferições trimestrais, qualificam a iniciativa da RCP em identificar gratuitamente, via banner, as escolas da rede particular de ensino com o título Top of Mind. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.
