Quinta-feira, 10 de Julho de 2025
Twitter
Youtube
Facebook
Instagram
Whatsapp
TEMPO REAL

Notícias

HomeNotíciasCâmara veta projeto que obriga presença de vigilante do sexo feminino em bancos
Geral

Câmara veta projeto que obriga presença de vigilante do sexo feminino em bancos

*Da Redação

Depois de duas horas de debate nesta terça-feira (23), a Câmara Municipal manteve o veto à lei que obrigaria as agências bancárias de Curitiba a manterem, pelo menos, uma vigilante mulher nos bancos durante o período de atendimento ao público.

O projeto é de autoria da vereadora Julieta Reis (DEM) e foi aprovado em dois turnos unânimes, em junho. Enviado ao Executivo, ele foi vetado por ser considerado inconstitucional, o que foi refutado pela vereadora.

“O artigo 5º da Constituição diz que todos são iguais perante a lei. O projeto dispõe sobre a presença de pelo menos uma vigilante sexo feminino nos estabelecimentos financeiros da cidade, aditando um parágrafo ao artigo 5º do Estatuto da Segurança Bancária [lei municipal 14.644/2015]. Não podemos considerá-lo inconstitucional, da mesma maneira que não consideramos inconstitucionais todas as leis aprovadas nesta Casa que dizem respeito à segurança bancária, como a das portas giratórias, dos biombos e da proibição ao uso do celular. Todas então poderiam ser questionadas”, defendeu.

Apoiada pela bancada feminina, o líder da oposição e outros dois vereadores, ela continuou que “é comum as mulheres, ao passarem pelo detector de metais, ficarem retidas e serem assim expostas a um agente masculino, o que é inconcebível”. A autora afirmou que a norma não traria despesa ao Município e que a Câmara Municipal pode legislar sobre os problemas da cidade.

Segundo os vereados que apoiaram a manutenção do veto, a Câmara não pode legislar sobre o assunto e, se a lei passasse, seria derrubada pela Justiça por inconstitucionalidade. Eles citaram o artigo 22 da Constituição Federal, que determina que compete à União legislar sobre direito civil, comercial, do trabalho, entre outros. E ainda: segundo os vereadores, quem contrata os vigilantes são as empresas terceirizadas e não se pode interferir nessa relação de trabalho.

Homens e mulheres do Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região (Sindivigilantes) acompanharam a votação e protestaram, gritando “queremos trabalhar”. Elas foram alertadas algumas vezes pela presidência da Casa à norma regimental de que as sessões são públicas e podem ser assistidas das galerias por qualquer cidadão, “desde que guarde silêncio e respeito”, sendo vedadas “manifestações que provoquem perturbação no ambiente e não atenda a advertência”

*Paraná Portal

ROTEIRO GOURMET

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

ROTEIRO ÁRABE

ROTEIRO ÁRABE

ROTEIRO ÁRABE

ROTEIRO ÁRABE

ROTEITO ÁRABE

TRATORIA

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo indevido, impróprio ou ilegal, entre em contato conosco que vamos analisar.

MAIS NOTÍCIAS

Geral
Menores podem viajar sozinhos com a Autorização Eletrônica de Viagem (AEV).
O free lancer da RCP em Curitiba, Dimitry Novak confirmou a iniciativa do Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná,, com sede em Curitiba/PR.
05/07/2025
Geral
Brasileira que caiu em trilha morreu, diz família
Juliana fazia trilha no Monte Rinjani quando caiu na cratera do vulcão
24/06/2025
Geral
FRIO- Distrito de Iguatemi tem previsão de tempo especial
A previsão é que uma nova onda de frio se estabelece nesta segunda (23), com duração até a sexta-feira (27).
22/06/2025
Geral
Incêndio em arranha-céu de 67 andares reacende o temor em empreendimentos verticais
Mesmo com tecnologia de segurança existente, algumas falhas foram relatadas por moradores
15/06/2025
Geral
Câmara aprova cancelamento digital de contribuição sindical
Proposta que modifica a CLT ainda será analisada pelo Senado
12/06/2025

SUGESTÕES LITERÁRIAS

ENQUETE

Você apoia a campanha Gratuidade Já na Expoingá?
1
SIM
2
NÃO

PUBLICIDADE E PARCEIROS

Fale Conosco pelo WhatsApp