Domingo, 10 de Agosto de 2025
Twitter
Youtube
Facebook
Instagram
Whatsapp
TEMPO REAL

Notícias

HomeNotíciasFilhos de uma união entre primos: é ou não aconselhável?
Geral

Filhos de uma união entre primos: é ou não aconselhável?

*Da Redação

Todo mundo diz que casar com o primo de primeiro grau é muito perigoso, pois pode gerar filhos com deficiências. Esse tema é cercado de preconceito e incertezas, que passa de gerações para gerações sem que se discuta qual a verdadeira lógica dessa afirmação.

De acordo com uma pesquisa do Conselho Nacional da Sociedade de Genética dos Estados Unidos, o risco de um casal sem parentesco gerar um filho com uma doença recessiva é de 3%. Já para casais que têm consanguinidade, o risco sobe para quase 6%. Isso quer dizer que há a possibilidade de 94% do bebê fruto de uma relação entre parentes nascer saudável.

O aumento no risco ocorre porque as pessoas que possuem parentesco podem portar alguns dos mesmos genes causadores de doenças, herdados de ancestrais comuns.

Se o casal de primos já teve um filho com uma doença recessiva aí sim os riscos sobem muito e ficam em torno de 25 por cento de chances da nova gestação gerar outro filho com a doença.

Cientistas da Universidade de Massachusetts afirmam num artigo publicado na revista científica Public Library of Science que casais primos têm o mesmo risco de desenvolver um bebê com deficiência do que uma mulher que gere um bebê aos 40 anos. Dificilmente alguém desaconselha uma mulher de 40 anos ter um bebê, mas isso acontece, e muito, com um casal que são primos.

O que os casais que têm consanguinidade precisam fazer é um aconselhamento genético. Nesse aconselhamento serão feitos estudos na família e levantado o risco daquele casal específico de desenvolver alguma alteração no filho que será gerado.

Para os casais que vêm de famílias sem histórico de doenças genéticas, o risco é realmente baixo. No caso de famílias em que são comuns casos de doenças genéticas graves, como as que levam à surdez e a problemas neurológicos, o risco cresce bastante. O casal deve fazer pelo menos uma avaliação antes da decisão de ter filhos.

Depois do aconselhamento genético, a decisão de ter filhos e de determinar se o risco é grande ou não são dos pais.

*Guia do bebê

ROTEIRO GOURMET

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

Chopperia

Bar & Restaurante

Gastrobar

Doce artesanal

Restaurante

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo indevido, impróprio ou ilegal, entre em contato conosco que vamos analisar.

MAIS NOTÍCIAS

Geral
Conselho Federal de Odontologia alerta sobre riscos do morango do amor
O ideal é usar uma faca para partir a casquinha caramelada, diz o CFO
03/08/2025
Geral
Bônus Itaipu dará desconto na conta de luz de agosto
Alívio na fatura vai compensar bandeira vermelha patamar 2
31/07/2025
Geral
Aumento da licença-paternidade será tema no Congresso após recesso
Terminou neste mês o prazo dado pelo STF para regulamentação do tema
27/07/2025
Geral
FGTS distribuirá quase R$ 13 bi do lucro de 2024
Rentabilidade do fundo ficará em 6,05%, acima da inflação
25/07/2025
Geral
Menores podem viajar sozinhos com a Autorização Eletrônica de Viagem (AEV).
O free lancer da RCP em Curitiba, Dimitry Novak confirmou a iniciativa do Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná,, com sede em Curitiba/PR.
05/07/2025

SUGESTÕES LITERÁRIAS

ENQUETE

PUBLICIDADE E PARCEIROS

Fale Conosco pelo WhatsApp