Sábado, 02 de Agosto de 2025
Twitter
Youtube
Facebook
Instagram
Whatsapp
TEMPO REAL

Notícias

HomeNotíciasMarinha recebe primeiro helicóptero H225M armado com mísseis
Aviação

Marinha recebe primeiro helicóptero H225M armado com mísseis

O primeiro aparelho desse tipo para a Marinha do Brasil (MB) foi apresentado a imprensa e autoridades nessa terça-feira (25), em Itajubá (MG), na fábrica da Helibras, empresa que faz parte do grupo Airbus. O AS225M é a versão naval do “Super Puma”, como é chamado o mesmo aparelho fabricado na Europa, pela Airbus Helicopters. No Brasil, ele é o “Caracal”.


Grande, rápido e com sistemas de alta tecnologia, o AS225M é o helicóptero mais avançado já construído pela indústria nacional. O projeto da célula (o “corpo” do helicóptero) é europeu, mas a integração dos equipamentos de busca e armamentos foi desenvolvido por empresas brasileiras, como a Avibras e Mectron, que participam do programa H-XBR. O projeto prevê a produção de 50 helicópteros AS225 em diferentes versões para Marinha, Exército (EB) e a Força Aérea Brasileira (FAB).

A Helibras já entregou 26 unidades do novo helicóptero para as forças armadas brasileiras: sete aparelhos para a MB, nove para o EB e outros 10 para a FAB, incluindo os dois modelos de transporte oficial de autoridades.

Helicóptero de guerra naval
O AS225M da Marinha é o primeiro Caracal com sistema de armas. Para lançar um artefato desse tipo não basta apenas instalar um “cabide” de armamentos, sobretudo para disparar o Exocet. O helicóptero possui um radar de busca marítima (modelo APS-143), capaz de encontrar embarcações a mais de 300 km de distância e que ajuda no sistema mira do míssil - o novo helicóptero pode levar dois Exocet. Ao todo, a MB vai receber cinco AS225M.

“Reconhecemos que a Marinha, assim como as outras forças nacionais, ainda precisa de mais meios de defesa e vigilância, sobretudo para proteger as riquezas de nossa ‘Amazônia Azul’. Porém, esses cinco helicópteros com a capacidade de lançar o Exocet vão aumentar significativamente a capacidade da Marinha em operações marítimas de longo alcance, além de elevar nosso poder de dissuasão”, afirmou o capitão de fragata Sandro Monteiro, gerente logístico da Marinha no programa H-XBR.

Até então, a Marinha do Brasil utilizava apenas o Exocet na versão para ser lançada a partir de navios - também existem variações do míssil francês que podem ser disparadas de aviões, veículos terrestres e até de submarinos. O Exocet que equipa o AS225M é o modelo “AM39 B2M2”, a versão mais recente desenvolvida pela MBDA para helicópteros.

“A principal função de um míssil como o Exocet é a dissuasão. Nenhuma força armada no mundo pretende lançá-los. No entanto, se for preciso, é um meio de defesa extremamente eficiente. Já vimos o potencial do Exocet em conflitos no Oriente Médio e também aqui na América do Sul”, explicou Patrick de La Revelière, vice-presidente de exportações da MBDA, se referindo às guerras do Irã-Iraque e a Guerra das Malvinas, quando forças da Argentina utilizaram o míssil pela primeira vez, em 1982, e afundaram de forma devastadora dois navios da poderosa marinha britânica.

O Exocet que será usado nos AS225M ainda tem componentes nacionais. O motor, por exemplo, será construído pela Avibras, enquanto o sistema de orientação é projetado pela Mectron. O “caminho” do Exocet até o alvo é programado pelo radar do helicóptero e, na fase final, o radar do próprio míssil assume o comando até alcançar a parte inferior do casco da embarcação, onde explode.

A Marinha trata os detalhes sobre o desempenho do Exocet como “segredo nacional”. No entanto, segundo informações da MBDA, o míssil pode ser disparado a distâncias entre 70 e 180 km, dependendo de qual é lançado - a versão com maior alcance é a lançada por aviões. A MB também não divulga quantos mísseis Exocet tem no estoque. “Uma força militar não pode colocar as cartas na mesa dessa forma. O segredo é outra parte da força de dissuasão”, disse o diretor da MBDA.

Detalhe do radar e o sensor de busca térmica, o FLIR (Thiago Vinholes)O AS225M é equipado com um "corta-cabos" (Thiago Vinholes)O aparelho ainda não ostenta a pintura militar definitiva (Thiago Vinholes)
O preço do Exocet é outra informação secreta. Especula-se que cada míssil é avaliado em cerca de US$ 1 milhão. Pode parecer caro, mas é uma arma capaz de inutilizar um navio militar de grande porte, como uma fragata e um cruzador, ou até um porta-aviões, instrumentos avaliados em centenas de milhões ou até bilhões de dólares. “Sob esse ponto de vista, posso garantir que o Exocet oferece um ótimo custo/benefício. O que esse míssil pode fazer é impressionante”, completou La Revelière.

Maior helicóptero do Brasil
Apesar do tamanho e peso - o AS225 tem quase 20 metros de comprimento e pode decolar pesando 11 toneladas -, o novo helicóptero da Marinha acelera como se fosse leve. A força gerada pelos dois motores turboshafts (turbinas), cada uma com cerca de 2.800 hp, pode levar o aparelho até 320 km/h, quase a mesma velocidade máxima dos AH-2 Sabre, o helicóptero de ataque da FAB.

O AS225M é comandado por dois pilotos e dois operadores de sistemas de busca e armas. No entanto, também pode ser convertido para transportar tropas, com espaço para até 28 soldados totalmente equipados - como comparação, o Embraer KC-390 comporta 80 soldados. Já o alcance do helicóptero gira em torno de 860 km - a FAB já voa na versão com sonda de reabastecimento.

O AS225M também pode ser configurado para transportar 28 soldados (Thiago Vinholes)O primeiro aparelho vai ser incorporado a frota da Marinha em 2018 (Thiago Vinholes)A Marinha encomendou cinco unidades da versão armada do AS225M (Thiago Vinholes)


O modelo que aparece nas fotos, ainda sem a pintura militar, será incorporado à frota da Marinha em 2018. A MB vai receber 16 modelos AS225 em três versões, que a corporação chama de “Básica” (de transporte), “C-SAR” (combate, busca e salvamento) e “Operacional”, o modelo armado com os Exocet. Os modelos navais também são preparados para operarem a partir de embarcações, o que exige cuidados especiais contra corrosão e o uso de trem de pouso mais resistente.

O novo helicóptero da Marinha também é equipado com sistemas de contramedidas contra mísseis, os chamados “Flares” e “Chaff”. O primeiro, parecido com fogos de artificio, é concebido para afastar mísseis orientados por calor, enquanto o segundo elemento são como tiras de alumínio, que confundem os radares de outras aeronaves ou mísseis com esse tipo de orientação.

Certamente, uma visão ameaçadora para um navio inimigo, a de um AS225M levando dois Exocet (Thiago Vinholes)
Certamente, uma visão ameaçadora para um navio inimigo, a de um AS225M levando dois Exocet (Thiago Vinholes)
No próximo ano, os novos sistemas de armas e sensores do AS225M passarão pela avaliação e certificação da autoridade militar, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA-IFI). A Marinha, porém, novamente não confirma se vai disparar algum Exocet em testes contra alvos marítimos, como fez em abril deste ano. “Eu, como fabricante de mísseis, adoraria que a Marinha do Brasil testasse um Exocet”, comentou La Revelière, durante entrevista coletiva.

“O ganho que a indústria brasileira teve com a transferência de tecnologia no projeto H-XBR é enorme. O Brasil agora tem a capacidade de desenvolver e construir alguns dos helicópteros mais avançados do mundo. Além disso, esse foi a primeira aeronave desenvolvida seguindo os requisitos da Marinha brasileira”, celebrou Richard Marelli, presidente da Helibras.

Fonte: Airway uol

ROTEIRO GOURMET

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

Chopperia

Bar & Restaurante

Gastrobar

Doce artesanal

Restaurante

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo indevido, impróprio ou ilegal, entre em contato conosco que vamos analisar.

MAIS NOTÍCIAS

Aviação
Durante coletiva sobre o aeroporto, prefeito se entusiasma ao citar polo aeronáutico.
Além da ACIM, confira quantas associações foram convidadas para apoiar o projeto de expansão no Aeroporto de Maringá,
10/07/2025
Aviação
Aeroporto de Maringá está entre as reportagens mais lidas desse mês na RCP
Passageiros querem mais melhorias. Acessando a versão digital, gratuitamente, leia também a homenagem que Maringá recebeu de escritores e jornalistas.
25/05/2025
Aviação
REPRODUÇÃO- Voos semanais ligando Curitiba- Maringá poderão sofrer o fator “Load Factor”
O dia da semana e horários noturnos anunciados poderão apresentar baixa ocupação de assentos. POSTAGEM ORIGINAL: 23/11
03/12/2024
Aviação
Nos últimos 14 anos, somente em 2023 o Aeroporto de Maringá deu lucro
SBMG supera as dificuldades de sua própria gestão e gestões anteriores acumulados em 14 anos Leia na edição de maio, na RCP
27/04/2024
Aviação
Maior oferta de voos decolando de Maringá sugere mais atenção na Resolução 400 da ANAC
O assunto retornará com mais detalhes na edição de março, mês também da 19a. edição para indicar A Mulher do Ano
25/02/2024

SUGESTÕES LITERÁRIAS

ENQUETE

PUBLICIDADE E PARCEIROS

Fale Conosco pelo WhatsApp