Instabilidade da maquininha Sispag pode estar desmotivando seu uso
*Redação
O mercado de máquinas de cartão de crédito é bastante fechado no Brasil. Ainda que a concorrência seja grande entre as maquininhas de cartão para celular e entre os modelos que funcionam com chip próprio, quando a discussão é sobre os modelos tradicionais, a escolha fica restrita entre Cielo, Rede e GetNet.
Mas o Bancoob (Banco Cooperativo do Brasil) e o Sicoob (Sistemas de Cooperativas de Crédito do Brasil) não se deixaram intimidar e lançaram a Sipag. Esta máquina de cartão é voltada para as cooperativas, mas não está restrita a elas, podendo ser adquirida por uma ampla clientela. E a Sipag defende ter as principais vantagens e funcionalidades capazes de fazê-la ganhar espaço na competição com as gigantes do mercado.
No Paraná, onde a Sicoob-Paraná gestora do cartão mantém sua sede, a aceitação da maquininha parece estar enfrentando algumas reservas por comerciantes que aderiram ao sistema. Em um posto de combustível, por exemplo, o sistema de cobrança mantém várias maquininhas de crédito. Questionado sobre a variedade, o gerente justificou: “A Sispag falha muito, é demorada e nem sempre está disponível”, afirmou.
Segundo os comerciantes ouvidos pela reportagem e que aderiram ao sistema, a maquininha da Sipag tem uma das menores taxas do mercado, além de não cobrar adesão. Com ela o associado pode aceitar pagamentos dos cartões e bandeiras mais importantes do mercado, como: Cabal, Master, Visa e com algumas restrições com algumas bandeiras.
De fato, em alguns estabelecimentos comerciais está visível a maquininha Sipag, mas com pouca utilização. “Tentamos um ou duas vezes e não obtendo êxito na autorização do débito, utilizamos outras maquininhas disponíveis”, comentou um operador de caixa. Em nota, o Siccob-PR, gestor da Sispag, informou não ter detectado nenhuma reclamação, sem informar se o índice de utilização caiu. Eis o comunicado:
Nota de esclarecimento
Em retorno à solicitação (...) a respeito da dificuldade de utilização da maquininha de cartões Sipag por parte de alguns comerciantes de Maringá, o Sicoob Central Unicoob esclarece que não foram encontrados registros formais de reclamação relacionados a esse assunto em nosso sistema de Ouvidoria nos últimos três meses.
Destacamos ainda que instabilidades na conexão com a internet nos pontos de venda habilitados com a Sipag podem ocasionar lentidão no processamento das operações utilizando a maquininha. Tais erros não estão relacionados a problemas de rede.
O Sicoob preza pelo atendimento de qualidade aos seus cooperados e trabalha para garantir que quaisquer dificuldades encontradas por eles sejam solucionadas o quanto antes. Nossos canais de Ouvidoria e atendimento estão disponíveis para esclarecimento de dúvidas através do telefone 0800 646 4001 e do e-mail contato@sipag.com.

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações do internauta, disponíveis na plataforma permanente e com aferições trimestrais, qualificam a iniciativa da RCP em identificar gratuitamente, via banner, as escolas da rede particular de ensino com o título Top of Mind. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.