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Instabilidade da maquininha Sispag pode estar desmotivando seu uso

*Redação

O mercado de máquinas de cartão de crédito é bastante fechado no Brasil. Ainda que a concorrência seja grande entre as maquininhas de cartão para celular e entre os modelos que funcionam com chip próprio, quando a discussão é sobre os modelos tradicionais, a escolha fica restrita entre Cielo, Rede e GetNet.

Mas o Bancoob (Banco Cooperativo do Brasil) e o Sicoob (Sistemas de Cooperativas de Crédito do Brasil) não se deixaram intimidar e lançaram a Sipag. Esta máquina de cartão é voltada para as cooperativas, mas não está restrita a elas, podendo ser adquirida por uma ampla clientela. E a Sipag defende ter as principais vantagens e funcionalidades capazes de fazê-la ganhar espaço na competição com as gigantes do mercado.

 

No Paraná, onde a Sicoob-Paraná gestora do cartão mantém sua sede, a aceitação da maquininha parece estar enfrentando algumas reservas por comerciantes que aderiram ao sistema. Em um posto de combustível, por exemplo, o sistema de cobrança mantém várias maquininhas de crédito. Questionado sobre a variedade, o gerente justificou: “A Sispag falha muito, é demorada e nem sempre está disponível”, afirmou.


Segundo os comerciantes ouvidos pela reportagem e que aderiram ao sistema, a maquininha da Sipag tem uma das menores taxas do mercado, além de não cobrar adesão. Com ela o associado pode aceitar pagamentos dos cartões e bandeiras mais importantes do mercado, como: Cabal, Master, Visa e com algumas restrições com algumas bandeiras.

De fato, em alguns estabelecimentos comerciais está visível a maquininha Sipag, mas com pouca utilização. “Tentamos um ou duas vezes e não obtendo êxito na autorização do débito, utilizamos outras maquininhas disponíveis”, comentou um operador de caixa. Em nota, o Siccob-PR, gestor da Sispag, informou não ter detectado nenhuma reclamação, sem informar se o índice de utilização caiu. Eis o comunicado:

 

Nota de esclarecimento

Em retorno à solicitação (...) a respeito da dificuldade de utilização da maquininha de cartões Sipag por parte de alguns comerciantes de Maringá, o Sicoob Central Unicoob esclarece que não foram encontrados registros formais de reclamação relacionados a esse assunto em nosso sistema de Ouvidoria nos últimos três meses.

 Destacamos ainda que instabilidades na conexão com a internet nos pontos de venda habilitados com a Sipag podem ocasionar lentidão no processamento das operações utilizando a maquininha. Tais erros não estão relacionados a problemas de rede.

O Sicoob preza pelo atendimento de qualidade aos seus cooperados e trabalha para garantir que quaisquer dificuldades encontradas por eles sejam solucionadas o quanto antes. Nossos canais de Ouvidoria e atendimento estão disponíveis para esclarecimento de dúvidas através do telefone 0800 646 4001 e do e-mail contato@sipag.com.

 

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