Saúde
Vício em celular? Conheça os sintomas e tratamentos
06/12/2018
Os celulares são necessários e úteis em diversos momento do cotidiano. Porém, quando a tecnologia começa a causar efeitos negativos no corpo, pode ser o indício de um vício. “O uso abusivo do aparelho começa a se manifestar no corpo e revela alguns transtornos mentais. A ansiedade e o nervosismo podem transformar um dependente natural em dependente patológico.
Algumas atitudes do cotidiano podem despertar uma compulsão pelo aparelho. “A falta de educação e de limites para o uso da tecnologia pode afetar a vida. As pessoas não têm preparo para o uso dos smartphones. Ter consciência e critério ao utilizar o aparelho pode evitar o vício”.
As pessoas levam os smartphones para todos os locais e ficam nervosas quando esquecem o aparelho em casa ou no trabalho e isso pode ser o sintoma de um problema de saúde. “Usar o celular a favor do trabalho, mesmo que fique conectado horas por dia, não é considerado um vício”.
Acordar e acessar as redes sociais é algo comum para quem sente a necessidade de estar conectadas o tempo todo. “Não somos contra as redes sociais, mas somos contra ao uso inconsciente. Ter a orientação de um profissional e o conhecimento do vício, ajuda a se policiar e ter atitudes que beneficie a saúde diante ao aparelho”.
Ao identificar que o uso do aparelho está exagerado ou atrapalhando as atividades do dia a dia, é possível buscar ajuda com profissionais da área da saúde. "Existe um tratamento específico para os dependentes patológicos, o Instituto Delete, por exemplo, recebe usuários abusivos e dependentes tecnológicos diariamente”.
Quase todos os usuários de smartphones acreditam ser viciados, mas é necessária uma consulta com um profissional para um diagnóstico correto. “Os usuários patológicos precisam passar por um tratamento médico, com auxílio de psicólogo, psiquiatras, fisioterapeutas e também participam de grupos de apoio”.
Não são apenas os adultos que podem ser viciados em smartphones. As crianças também abusam da tecnologia sem a vigilância ou uma orientação correta. “Os pais procuram ajuda para os seus filhos adolescentes e também para as crianças pequenas devido ao vício em jogos eletrônicos, que também é considerado uma doença. No Instituto Delete, a idade mínima para o tratamento é 14 anos”.
A psicóloga dá algumas dicas para melhorar o uso do smartphone no cotidiano. “Para quem usa os aparelhos no trabalho, deve estabelecer um limite profissional, ter uma dosagem diária para as redes sociais, evitar levar o celular para o quarto na hora de dormir. Esse uso pode afetar o sono e desenvolver ansiedade ao longo dos dias”.

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações do internauta, disponíveis na plataforma permanente e com aferições trimestrais, qualificam a iniciativa da RCP em identificar gratuitamente, via banner, as escolas da rede particular de ensino com o título Top of Mind. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo indevido, impróprio ou ilegal, entre em contato conosco que vamos analisar.
Saúde
Quem tem medo da morte súbita?
Há novidades sobre o assunto
13/05/2025
Saúde
Afinal, o que é o Cardio Stroke que um hospital está anunciando
DO LEITOR: Por não ser uma expressão médica comum, busquem a melhor definição do termo ( Donizete P.R- Cianorte)
07/02/2025
Saúde
Própolis, nova esperança no combate ao câncer de mama
O projeto vem sendo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM)
23/10/2024
Saúde
Há eficácia da IA na prevenção de distúrbios cardiovasculares?
A Inteligência Artificial na medicina é tema de pauta desafiadora para a RCP (I)
21/10/2024
Saúde
Saúde- A primavera está chegando. Os cuidados com a pele também
A reportagem da Revista Conexão Paraná pretende ouvir dermatologistas e nutricionistas sobre os cuidados da pele neste início de primavera
19/09/2024