Cachorros sentem a falta do dono?
Um estudo feito pelo cientista norte americano Gregory Berns mostra que sim, os cães sentem saudades.
Segundo o estudo, as reações no cérebro de um peludo em contato, de uma pessoa 'familiar', a região do cérebro responsável pela associação de coisas boas e expectativas positivas era ativada, comprovando que sim, os cães desenvolvem conexões emotivas assim como nós, humanos.
O motivo de nossos peludos nos olharem com aquele olhar de tristeza quando estamos prestes a deixá-los em casa é pelo fato de eles sentirem nossa falta. Essa saudade que eles sentem se agrava quando eles não têm uma companhia enquanto você estiver ausente, podendo gerar diversos comportamentos indesejados por qualquer tutor, como fazer xixi e cocô fora do lugar, destruir objetos, moveis e brinquedos, não se alimentar, fica paralisado, imóvel e latir ou uivar excessivamente, podendo inclusive causar incômodos e atritos entre você e seus vizinhos.
Porém, como na maioria das vezes os cães têm esses comportamentos quando estão sozinhos, seus tutores podem não perceber as consequências que seu peludo está sofrendo em razão da ansiedade de separação.
Mas como você pode ajudar seu companheiro a não sentir tanto a sua falta quando você não puder estar presente e ainda diminuir a frequência de qualquer comportamento indesejado?
Brinquedos Interativos:
Comprar / fazer brinquedos interativos que tragam algum estímulo e desafio para o pet irá estimular o seu peludo a continuar brincando e esquecer um pouco a solidão.
Prós: São soluções rápidas e fáceis para estimular o físico e mente seu peludo.
Contras: é provável que tenha um resultado positivo, porém dificilmente eliminará 100% dos comportamentos indesejados e sentimentos de solidão e saudade que seu peludo sente, pois ele poderá enjoar de ter sempre a mesma brincadeira todo dia.
- Crie um ambiente confortável para o seu amigo, com muitas opções de acessórios e peças de roupa com seu cheiro;
- Como muitos cachorros não se alimentam na ausência do tutor, ofereça brinquedos que liberam ração ou petiscos conforme o pet interage com eles;
- Não deixe de passear todos os dias com o pequeno;
- Tome cuidado com brinquedos e ossinhos de tamanho inadequado ou que soltem peças. Eles podem ser engolidos ou causar engasgos no cachorro;
- Por mais que a vida esteja corrida, deixe o celular de lado e tire um momento do dia para se dedicar 100% ao seu pet,
- Caso suspeite de ansiedade por separação, leve o pet ao veterinário o quanto antes.
*Da redação com Veja/Abril

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.
ROTEIRO ÁRABE
ROTEIRO ÁRABE
ROTEIRO ÁRABE
ROTEIRO ÁRABE
ROTEITO ÁRABE
TRATORIA