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Posso transferir passagem aérea para outra pessoa?

Infelizmente, transferir passagem aérea para outra pessoa não é possível. No momento em que você efetua uma compra com alguma companhia aérea, os seus dados ficam registrados no sistema da empresa e, com isso, você não poderá alterar o titular do bilhete.

A passagem aérea é pessoal e intransferível; ou seja, somente você poderá utilizá-la e embarcar no avião com ela. Isso acontece por motivos de segurança. Já pensou como seria se alguém pudesse comprar uma passagem e depois transferir a titularidade do bilhete para outra pessoa? Isso comprometeria a organização dos voos, além de colocar em risco a vida dos passageiros.

Entretanto, isso não quer dizer que não exista uma solução para o seu problema. Caso você queira, pode cancelar a sua passagem aérea e adquirir um outro bilhete com o nome da pessoa que vai embarcar no avião, se ainda existirem passagens disponíveis para a mesma hora, data e local do voo.

Entretanto, para que você consiga realizar a troca, algumas coisas devem ser observadas. Dentre as mais importantes, é válido frisar a existência de taxas e custos extras, que vão variar de acordo com a tarifa contratada no momento da compra.

Dito isso, confira agora a melhor forma de transferir passagem aérea para outra pessoa.

Como fazer a transferência da passagem aérea?

Ao descobrir que não vai mais poder fazer aquela tão sonhada viagem que já está, inclusive, marcada e reservada, você pode querer trocar o titular da passagem. Como isso não pode ser feito de maneira direta, você deverá seguir alguns passos até conseguir, de fato, transferir passagem aérea para outra pessoa. Confira:

1. Cancelamento do bilhete

A primeira etapa para conseguir transferir passagem aérea para outra pessoa é o cancelamento da reserva. Todo passageiro, independentemente de o voo ser doméstico ou internacional, tem direito ao cancelamento gratuito, desde que este seja realizado, no máximo, 24 horas após a compra e com pelo menos 7 dias de antecedência da viagem.

Então, se você viu uma passagem barata, comprou por impulso e descobriu no dia seguinte que não vai poder ir, pode ficar tranquilo, que a companhia aérea deverá fazer o reembolso integral da quantia gasta por você na hora da compra, desde que o voo não esteja marcado para os próximos 7 dias.

Entretanto, se a sua desistência ocorrer mais de um dia depois da efetivação da reserva, você vai continuar podendo fazer o cancelamento do bilhete, mas o serviço não será gratuito, e você vai estar sujeito às taxas e multas tarifárias, que variam de acordo com a companhia aérea.

No caso da Azul Linhas Aéreas, a política de cancelamento funciona da seguinte forma: para voos de tarifa regulares, o valor cobrado é de R$ 250,00 para as solicitações de desistência realizadas pelo site ou aplicativo. Se o pedido for feito pela Central de Atendimento ou no próprio guichê do aeroporto, o valor é de R$ 300,00.

Para os voos de tarifas imperdíveis, das categorias UU, V, W, X, OO e Z, o preço de cancelamento para as solicitações realizadas pelo site ou pelo app é de R$ 275,00. Já para os pedidos realizados pelo telefone ou nos aeroportos, o preço vai para R$ 330,00.

O preço para remarcação da data também é o mesmo em ambos os casos; entretanto, se apenas a data for alterada, não será possível transferir passagem aérea para outra pessoa.

2. Realização de outra reserva

Se o cancelamento já foi realizado, é hora de comprar a nova passagem com os dados do novo titular. Ainda que existam várias maneiras de se adquirir uma passagem aérea, a mais simples e rápida delas é pelo site da própria companhia.

Para encontrar o voo com melhor relação custo/benefício, você deve levar alguns aspectos em consideração. A data da passagem é uma das variáveis que influenciam no preço: se a viagem estiver marcada próximo à reserva, o preço será maior, assim como em casos de destinos muito procurados em dias de alta temporada.

Após encontrar a passagem ideal, não se esqueça de preencher todos os dados do novo titular da passagem. As informações solicitadas serão referentes aos dados pessoais, como nome completo, CPF, RG, telefones de contato e endereço de e-mail.

Além disso, lembre-se de observar as formas de pagamento oferecidas pela companhia contratada. Na Azul Linhas Aéreas, você tem várias opções de formas de pagamento e poderá optar livremente por aquela que melhor o atenda.

As compras com cartão de crédito podem ser feitas pelas bandeiras Visa, Mastercard, American Express, Diners Club International ou Hipercard. Para os voos domésticos, o pagamento pode ser feito à vista ou dividido em até 6x sem juros. Já os voos internacionais podem ser parcelados em até 10x nas mesmas condições.

Além do crédito, a Azul Linhas Aéreas aceita pagamentos em boletos bancários e cartões de débito dos bancos Bradesco, BB e Itaú. Se preferir, você pode pagar até em dinheiro. Entretanto, para pagamentos em espécie, você deverá comparecer em alguma das lojas da Azul espalhadas por todo o território nacional.

Fonte: vemvoar. com

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