Domingo, 25 de Maio de 2025
Twitter
Youtube
Facebook
Instagram
Whatsapp
TEMPO REAL

Notícias

HomeNotíciasCome carne crua? Veja os riscos desse hábito
Saúde

Come carne crua? Veja os riscos desse hábito

A carne crua, seja ela bovina, de aves ou peixe, faz parte da cultura culinária e da rotina de alimentação de muitas pessoas.

"A escolha, no entanto, deve ser feita com atenção por oferecer riscos à saúde"; alertam infectologistas. A carne crua apresenta maior probabilidade de contaminação por micro-organismos, como bactérias, vírus e protozoários. Apesar de o perigo existir em todas as categorias deste alimento, cada uma possui uma forma de transmissão diferente. 
"O risco existe, porém cada tipo de carne está associado a um micro-organismo. Por exemplo, na carne bovina e de porco podem ser encontrados salmonela, a shigella e escherichia-coli. Já no salmão, peixe bastante consumido, podem ser encontrados listeria ou o parasita Diphyllobothriumlatumisteria".

Ainda que o consumo do frango cru não seja tão comum quanto o de carne bovina e de peixe, o perigo de ingerir o animal sem estar cozido contém diferenças que estão ligadas a uma bactéria específica. Além da conhecida salmonela, que pode causar diarreia, febre, vômitos e náuseas, este tipo de carne pode conter a campylobacter.

Com nome complicado, o micro-organismo pode trazer consequências sérias à saúde, como o desenvolvimento da síndrome de Guillain-Barré, que causa paralisia e hepatite. A médica atenta para o fato de que lavar a carne não é suficiente para eliminar a bactéria, e pode ainda espalhá-la para outros alimentos.

"é importante explicar que para erradicar o problema de contaminação de qualquer carne é preciso que se cozinhe ou frite em temperaturas superiores a 70 graus. Outros métodos não são eficazes e mantém os riscos à saúde", conclui.

Outra importante dica é como identificar se a carne está apta para o consumo, seja crua ou não. "a carne bovina e de porco devem apresentar gordura branca e firme, cor vermelho-brilhante e cheiro agradável. Já o frango e as aves estão adequados ao consumo quando a cor da pele variar do branco ao amarelo, e a superfície for brilhante e firme ao tato".

No caso dos peixes, o sinal verde é quando os olhos estão arredondados, a guelra é vermelha, o cheiro é suave, a pele está brilhante e as escamas firmes. Outro indício que o animal está fresco é quando ao apertar a carne, ela volte à posição rapidamente. Além disso, não é indicado comprar quando não houver origem determinada e carimbo de inspeção do Ministério da Agricultura, denominado Serviço de Inspeção Federal (SIF). 

Fonte: maringa.com com Hospital Edmundo Vasconcelos

ROTEIRO GOURMET

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

TOP OF MINDS - SCHOOL

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações do internauta, disponíveis na plataforma permanente e com aferições trimestrais, qualificam a iniciativa da RCP em identificar gratuitamente, via banner, as escolas da rede particular de ensino com o título Top of Mind. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo indevido, impróprio ou ilegal, entre em contato conosco que vamos analisar.

MAIS NOTÍCIAS

Saúde
Quem tem medo da morte súbita?
Há novidades sobre o assunto
13/05/2025
Saúde
Afinal, o que é o Cardio Stroke que um hospital está anunciando
DO LEITOR: Por não ser uma expressão médica comum, busquem a melhor definição do termo ( Donizete P.R- Cianorte)
07/02/2025
Saúde
Própolis, nova esperança no combate ao câncer de mama
O projeto vem sendo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM)
23/10/2024
Saúde
Há eficácia da IA na prevenção de distúrbios cardiovasculares?
A Inteligência Artificial na medicina é tema de pauta desafiadora para a RCP (I)
21/10/2024
Saúde
Saúde- A primavera está chegando. Os cuidados com a pele também
A reportagem da Revista Conexão Paraná pretende ouvir dermatologistas e nutricionistas sobre os cuidados da pele neste início de primavera
19/09/2024

SUGESTÕES LITERÁRIAS

ENQUETE

PUBLICIDADE E PARCEIROS

Fale Conosco pelo WhatsApp