Debate mostra que aeroporto de Maringá é um dos melhores do Brasil para o comércio internacional
A mesa redonda que a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e o Instituto Mercosul promoveram segunda-feira de forma híbrida – presencial e online -, com o tema “Logística internacional em foco: novas perspectivas do aeroporto de Maringá”, foi uma boa oportunidade para que a classe empresarial conhecesse a infraestrutura e o potencial do Aeroporto Regional Silvio Name Júnior, bem como a empresa BHZ Logística Integrada, de Minas Gerais, que venceu a licitação para explorar o Terminal de Cargas (Teca) do aeroporto.
Segundo o superintendente do aeroporto, Fernando Rezende, o debate acontece no momento em que está sendo concluída a ampliação da pista de pouso e decolagem, do pátio para estacionamento de aeronaves e reforma da Seção Contra Incêndio, do Corpo de Bombeiros, e inserção do Sistema de Iluminação de Aproximação. Segundo ele, o Aeroporto Regional de Maringá torna-se um dos mais bem estruturados para atender às necessidades do comércio internacional.
Da mesa redonda participaram presencialmente, entre outras autoridades, o vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora (MDB), o vice-presidente da Acim, Wilson Filho, o presidente do Instituto Mercosul, Aloisio Andreata, o vice-presidente para Comércio e Serviços da Acim, Petrojan Neves Petrus, e o secretário de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação da Prefeitura, Marcos Cordiolli.
As palestras foram feitas pelo superintendente do Aeroporto, Fernando José Rezende, e Leonardo Coli, CEO da BHZ Logística.
Segundo Fernando Rezende (foto), a boa localização geográfica do município de Maringá, facilitando acesso a outros Estados e aos países vizinhos, faz do Aeroporto Regional Silvio Name Júnior um dos principais do Sul do País. Ele foi apontado como sexto aeroporto em potencial de desenvolvimento do Brasil, o primeiro entre os aeroportos regionais, principalmente depois da estrutura que acaba de ganhar.
Em termos de infraestrutura aeroportuária, o aeroporto de Maringá agora conta com uma pista de pouso e decolagem com 2.380 metros de extensão, por 45 metros de largura, acostamento de 7,5 metros de cada lado. O índice de resistência da pista, o PCN, aumentou, deixando o aeroporto apto para receber grandes aviões de carga, como o Boeing 737.
O representante da BHZ Log destaca que a empresa entra no Paraná ao assumir o Terminal de Cargas do aeroporto de Maringá, atraída pela boa organização da sociedade maringaense, principalmente da classe empresaria por meio da Acim, do Codem, Instituto Mercosul e outras instituições.

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