Sábado, 02 de Agosto de 2025
Twitter
Youtube
Facebook
Instagram
Whatsapp
TEMPO REAL

Notícias

HomeNotíciasRoubo de fiação da rede elétrica preocupa autoridades de Maringá
Maringá

Roubo de fiação da rede elétrica preocupa autoridades de Maringá

Redação

Foto/Aldemir de Moraes/PMM

 

Basta uma pesquisa rápida em sites de busca na internet para verificar que boa parte das cidades brasileiras sofre com o roubo de fiação elétrica. Tanto privada quanto pública. Na semana passada, em Teresina-PI, provas do Enem foram transferidas de local. Em União da Vitória, o cemitério ficou sem energia. Em Santos, a Prefeitura transferiu local de vacinação. Tudo por roubo de fiação.

 

Em Maringá, não é diferente. Este ano, escolas, postos de saúde, praças e obras têm sido palco de inúmeros roubos de fiação. Muitas pessoas e empresas não realizam Boletim de Ocorrência. Mesmo assim, foram registrados 106 casos de roubo de fiação, sendo 30 somente em novembro. 

 

A situação ficou mais complicada com o investimento do município na iluminação e decoração natalina. A empresa Luar, responsável pela instalação das mangueiras luminosas de led nas árvores da cidade, tem notificado diariamente o roubo de fios, o que gera prejuízos para o município, além de retrabalho.

 

“Desde o início da instalação, tivemos roubos todos os dias. Nossa equipe faz um trabalho sério, passa noites e madrugadas instalando e deixando tudo bonito para a população. Mas, os ladrões roubam as fiações elétricas, danificam os cordões de led e deixam tudo sem energia e sem luz”, explica o diretor da Luar Decorações, Carlos Viturino.

 

A Polícia Militar e a Guarda Municipal têm realizado rondas preventivas. Agora, com participação da Polícia civil, serão organizadas operações para combater a receptação dos produtos roubados. “Os furtos trazem prejuízos aos cofres públicos e às empresas e contribuintes que têm seus bens roubados. Os receptadores também são criminosos e eles é que viabilizam os roubos. Se não houver para quem vender, nós conseguimos estancar este problema”, comenta o secretário de Segurança de Maringá, Ivan Quartaroli. 

 

O secretário diz que a população pode ajudar, denunciando pelos números 190 e 153 quando observarem atitudes suspeitas. Ele lembra que a pena por receptação pode gerar de 3 a 8 anos de reclusão e o furto de 1 a 4 anos. (Com informações da PMM)

ROTEIRO GOURMET

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

Chopperia

Bar & Restaurante

Gastrobar

Doce artesanal

Restaurante

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo indevido, impróprio ou ilegal, entre em contato conosco que vamos analisar.

MAIS NOTÍCIAS

Maringá
Prefeitura promove práticas restaurativas em escolas e Cmeis
Iniciativa garante espaços seguros de fala e escuta respeitosa aos alunos
01/08/2025
Maringá
Pesquisa mostra que maioria dos maringaenses pretende comprar presentes no Dia dos Pais
Levantamento mostra que maioria também vai comemorar com refeição especial e deve gastar até R$ 300
01/08/2025
Maringá
Agenda cultural tem espetáculos de teatro, dança, música e Baile da Longevidade
Programação inclui atrações culturais gratuitas para todas as idades
31/07/2025
Maringá
Maringá sedia Campeonato Brasileiro de BMX Freestyle Park 2025
O maior evento da modalidade será realizada no Centro Nacional de Treinamento BMX, no Conjunto Requião
30/07/2025
Maringá
Coral Arquidiocesano de Maringá celebra 25 anos com concerto especial
Os convites se esgotaram em poucas horas
30/07/2025

SUGESTÕES LITERÁRIAS

ENQUETE

PUBLICIDADE E PARCEIROS

Fale Conosco pelo WhatsApp