Fazer amigos depois dos 30 pode ser um desafio. Descubra como resolver
Há maneiras de melhorar a sociabilidade, segundo especialistas
Fazer amizades parece ser fácil na infância, com os interesses e ambientes em comum. Já na vida adulta o cenário é um pouco diferente: agenda sempre ocupada com outras obrigações e o tempo para pensar em fazer novos amigos cada vez mais curto. E estabelecer vínculos depois dos 30 anos deixa de ser tão simples quanto parecia ser.
Ana Paula Vedovato, psicóloga pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), explica que essa dificuldade pode ser atribuída a uma maior resistência que a experiência de vida traz. “Nos tornamos menos dispostos a se abrir para confiar naquilo que a gente não conhece e passamos a preferir o que já estamos acostumados e que não vai pegar a gente de surpresa”, afirma.
E há outras razões. As experiências traumáticas afetam o indivíduo e o coloca em uma posição defensiva em relação ao outro, além da falta de autoconhecimento “Da identificação, surgem os vínculos que formam amizades mais sólidas, mas nem todos se conhecem dessa forma”, completa.
Segundo Ana Lúcia Pandini, psicóloga e docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie, além das mudanças individuais, há mudanças nas próprias relações após os 30 anos. A psicologia reforça “os amigos funcionam como uma rede de apoio. É uma forma de apoio emocional em um momento de necessidade, mas também é um apoio para questões práticas, que podem ajudar em tarefas do dia a dia”, diz.
Entre as maneiras para facilitar fazer novos amigos está:
- Estar aberto ao mundo;
- Encontrar pessoas pela internet;
- Conheça você mesmo;
- Dê uma chance aos colegas de trabalho;
- Adote alguns hobbies;
- Evite as cobranças.
Tags: #Amizade #Bem-estar #Saúde #Depois dos 30

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.
ROTEIRO ÁRABE
ROTEIRO ÁRABE
ROTEIRO ÁRABE
ROTEIRO ÁRABE
ROTEITO ÁRABE
TRATORIA