Temos 7 sentidos e os 5 mais conhecidos são os menos importantes, aponta neurocientista
Cientista passou 20 anos pesquisando apenas o cérebro
Nazareth Castellanos, pesquisadora do Laboratório Nirakara-Lab e professora da Universidade Complutense de Madri, na Espanha, aponta que, de acordo com a neurociência, temos sete e não apenas cinco sentidos (olfato, visão, audição, tato e paladar).
Nosso cérebro interage com o resto do corpo de muito mais formas do que se pensava anteriormente. A nossa postura e o nosso rosto enviam sinais importantes ao cérebro, e é uma informação à qual nosso cérebro responde, como ela explica.
"Se faço uma cara de raiva, o cérebro interpreta que essa cara é típica de raiva e, portanto, ativa os mecanismos de raiva", diz Castellanos. Da mesma forma, "quando o corpo está em uma postura típica de tristeza, o cérebro começa a ativar mecanismos neurais típicos da tristeza", completa.
A postura e as expressões faciais influenciam o cérebro muita mais que os demais sentidos. Ela explica que os dois outros sentidos são a interocepção, que é a informação que chega ao cérebro sobre o que acontece dentro do organismo. O que está acontecendo dentro dos órgãos, e a propriocepção, a informação que chega ao cérebro sobre como está meu corpo por fora, a postura, os gestos e as sensações que tenho por todo o corpo. Os sentidos são categorizados em prioridade até mesmo com o número um e dois, respectivamente.
Tags: #Neurociência #Ciência #Cérebro #Estudo

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações do internauta, disponíveis na plataforma permanente e com aferições trimestrais, qualificam a iniciativa da RCP em identificar gratuitamente, via banner, as escolas da rede particular de ensino com o título Top of Mind. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.