Alimentos podem ser aliados ou vilões para a ressaca
Ressaca é possível ser evitada
Acordar mal depois de uma noite de bebedeira é algo que pode ser evitado, ou ao menos, amenizado, é o que afirma Thaísa Albanesi médica e clínica geral especializada na abordagem de Medicina Personalizada.
A ressaca é uma grande desidratação no corpo, com perda de água, de eletrólitos, de proteínas e de aminoácidos bloqueados pelo álcool, que apresenta sintomas característicos: dor de cabeça, fadiga, perda de energia do corpo, dor de estômago, náusea, vômito e diarreia.
De acordo com a médica, antes da ingestão de álcool é importante consumir fontes de gordura e de proteína, como o ovo ou bife com queijo, evitando que se tenha um pico de hipoglicemia e dará uma saciedade maior
Mas se a ressacar bater, há alimentos que podem ser consumidos para diminuir o tempo do álcool no corpo no dia seguinte e, consequentemente, abreviar o período de ressaca:
Beber bastante água, pois segundo ela “Antes de dormir e ao acordar, o ideal é beber 500 ml de água e no dia da ressaca beber pelo menos 3 litros de água. Beber água entre as bebidas alcoólicas evita 80% dos casos de ressaca”.
Limão: seja água com limão espremido ou só o limão espremido;
Gengibre: que pode ser ingerido em forma de chá – quente ou frio – em suco, ralado na comida ou de outra preferência;
Água de coco natural;
Banana e abacate;
Ovo;
Suco de tomate: pegue os tomates maduros, bater no liquidificador, colocar só um pouquinho de água. Não precisa coar. Se a pessoa preferir, pode incluir azeite e sal – mas deve ser sal mineral – e tomar como sopa;
Sal mais mineral, sal grosso, sal rosa, sal marinho (o sal branco, com iodo, não é recomendado);
Chá verde;
Verduras verdes escuras: espinafre, rúcula, couve e salsinha, na salada ou em suco;
Vinagre de maçã;
Aloe vera: uma xícara de chá de aloe vera próprio para consumo, diluída em água ou pura;
Castanhas: do pará, caju, amêndoa, semente de abóbora ou de girassol;
Chá de boldo;
Hortelã: como chá gelado, no suco, comida ou salada;
Já os alimentos que devem ser evitados é o consumir frituras, açúcares e gorduras.
“Quando mesmo se hidratando não parar nada no estômago, a pessoa fica mole e com a boca seca, é um sinal de alerta. Ela deve ser levada ao hospital para fazer a reposição de eletrólito na veia. Em casos extremos, a falta de potássio no organismo pode causar parada cardíaca”, explicou a médica.
Tags: #Ressaca #Saúde #Alimentos

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.
Chopperia
Bar & Restaurante
Gastrobar
Doce artesanal
Restaurante