CURSILHO- que movimento é esse? Na 28a Assembleia do MCC, participei
(Trecho do livro "Eu jornalista- 50 anos de historia) . Em 1978, aos 28 anos, fui apadrinhado pelo cursilhista A.A de Assis para participar do 28* Cursilho da Cristandade da Diocese de Maringá.
As lembranças vão surgindo repentinamente, de maneira aleatória e entrando em uma espécie de pré-seleção se vale a pena o registro ou se fica somente em minha memória. Como não é um romance, a essência jornalística com fatos inéditos, exclusivos, nunca registrado por outros profissionais, é o critério seletivo do registro ou não. Eis um exemplo: eu cursilhista. Vou antecipar como referência de outras histórias que todos se sentirem motivados a comprar o livro. Esse capítulo deverá estar entre as páginas 70 e 84 do livro:
Não por ser repórter da Folha do Norte, cujo diretor presidente era o Bispo Diuocesano Dom Jaime Luiz Coelho, mas aos 28 anos (1978) fui apadrinhado pelo cursilhista A.A de Assis para participar do 28* Cursilho da Cristandade da Diocese de Maringá. Foram três dias de isolamento total no Seminário Diocesano que fica atrás do um grande supermercado e uma experiência única de minha vida espiritual que estava sem nenhuma informação sobre religiosidade. A única referência que tinha sobre o MCC foi que o movimento Cursilhos de Cristandade nasceu em 1944, na Espanha, por iniciativa da Juventude da Ação Católica Espanhola da Diocese de Palma de Maiorca, como pequenos cursos preparatórios à peregrinação a Santiago de Compostela. Mais nada.
Isolado do mundo externo, com rigor de um colégio militar nas tarefas diárias, fiquei surpreso ao notar profissionais liberais de sucesso lavando louça, varrendo o chão e servindo lanches nos horários pré-determinados aos participantes do isolamento. Foram palestras e ensinamentos sequenciais ininterruptas e a que jamais vou esquecer foi o “rolho” sobre Eucaristia, ministrado por mais de 6 horas pelo bispo Dom Jaime. O palestrante era observador: se notasse algum sinal de cansaço, bocejo ou desatenção, chamava a atenção imediatamente. Mesmo as necessidades fisiológicas precisavam ser contidas para não interromper o ensinamento. Diante de tanta rigorosidade, busquei mais informações disponíveis para os cursilhistas da época .
Definido como “Movimento de Igreja”, tem seu lugar nas “Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil” e tem sua missão específica na ação pastoral e evangelizadora e no contexto eclesial. Essa missão ou função ou função está determinada por seu carisma e expressa por sua finalidade No Brasil, o Cursilho foi trazido inicialmente à Arquidiocese de Campinas, tendo a primeira edição realizada cidade de Valinhos, no ano de 1962[1]. Trata-se de um movimento eclesial de evangelização cristã, surgido na Igreja Católica Apostólica Romana, no seio da Ação Católica Espanhola do início do século XX. Na imprensa maringaense, salvo engano, não há regisyro de jornalistas cursilhitas, o que me orgulha muito.
FOTO- *Reconhece alguém da foto? O A.A de Assis, abaixado ao lado de Julio Bifon. Na segunda fileira, um pouco mais a direita, D. Jaime . Na quarta fileira à direita, atrás de um nissei de óculos e blusa, “eu cursilhista“
Tags: #Cursilho #seminário

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações do internauta, disponíveis na plataforma permanente e com aferições trimestrais, qualificam a iniciativa da RCP em identificar gratuitamente, via banner, as escolas da rede particular de ensino com o título Top of Mind. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.