Quarta-feira, 13 de Agosto de 2025
Twitter
Youtube
Facebook
Instagram
Whatsapp
TEMPO REAL

Notícias

HomeNotíciasPauta 1972- 2024 - eleger os melhores e piores prefeitos de Maringá
Opinião

Pauta 1972- 2024 - eleger os melhores e piores prefeitos de Maringá

Os resultados poderão surpreender os eleitores. Previsto para 2024, o projeto ainda está indeciso em escolher a metodologia de consultas

Por *Por Joel Cardoso, jornalista em Maringá
25/08/2023
Galeria de ex-prefeitos de Maringá no Calil Haddad
Foto: Foto de Davi Garbugio

Embora nunca ter tido filiação partidária no cenário político maringaense, sempre dediquei espaço jornalístico para o tema, mesmo quando vivi parte do regime de exceção que existia na década de 1970 e a necessidade de driblar a censura do regime militar. Como novo morador da cidade e com bom grau de percepção jornalística, nem sempre podia elogiar ou criticar as ações de empresários e da classe política em razão de interesses mútuos entre as partes.

Um dos episódios que ficou registrado em minha memória entre tantos que vivi, foi ter escrito em minha coluna (não me lembro em qual veículo)  logo após a divulgação do resultado das urnas que deu a vitória a um dos prefeitos da época, veiculando: “não votei no senhor (...) mas desejo sorte em sua gestão”. Fui advertido pelo meu editor, mas a reação do prefeito vitorioso foi surpreendente: me convidou para ir ao seu gabinete para elogiar minha sinceridade e dar sua opinião sobre profissionais oportunistas

Um dos projetos em estudo pelo conselho de redação da Editora, é catalogar, através de uma metodologia inovadora, os melhores e os piores prefeitos que a cidade já teve a partir da década de 1970, quando cheguei a Maringá. Com o know how adquirido nas eleições das personalidades do ano, o projeto será possível pela experiência adquirida  a partir de 1999, com a fundação da Revista Conexão Paraná, seu suplemento, Jornal Conexão Aeroportos e as plataformas de jornalismo existentes.  

O projeto ainda está indeciso em escolher a metodologia de consultas. Se houver patrocinador independente, será feita a pesquisa, que têm metodologia, ou seja: ponderação quanto a gênero, idade, grau de instrução e nível econômico na escolha dos entrevistados. Há ainda um controle interno e verificação de toda a coleta de dados. Sem patrocinador, a intenção é promover uma ampla enquete, sem plano amostral e metodologia. Elas funcionam a partir da participação espontânea do interessado, o que impede a adoção de qualquer método de distribuição dos entrevistados.


Tags:  #prefeitos  Maringá, #melhores  #piores 

ROTEIRO GOURMET

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

Chopperia

Bar & Restaurante

Gastrobar

Doce artesanal

Restaurante

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo indevido, impróprio ou ilegal, entre em contato conosco que vamos analisar.

MAIS NOTÍCIAS

Opinião
Morre Paulo Pantera, amigo e parceiro na década de 1980
Essa forte amizade teve como testemunha sua irmã Ana Regina, amiga até hoje e ex-integrante de O Diário
27/07/2025
Opinião
Academia de Letras, Lions, Rotary, jornalistas e escritores movimentam o final de semana
O registro jornalístico de uma importante movimentação cultural em Maringá
06/07/2025
Opinião
Cresce o número de grupos “fechados" com interesses comuns
Um dos destaques, é o capítulo Maringá RMB - (Rotary Means Business) idealizado por Rotary Internacional
29/06/2025
Opinião
Pedrina Nobre- 40 anos de leonismo e governadora distrital 2005/2006 de Lions Internacional
Como seu assessor de imprensa, divulguei sua condecoração como Governadora 100%. (JC)
24/06/2025
Opinião
Dia das Mães? Comprei ida e volta de avião, mas voltei de buzão
Não conseguiu embarcar no voo? Como diria a gíria popular: perdeu Mané
14/05/2025

SUGESTÕES LITERÁRIAS

ENQUETE

PUBLICIDADE E PARCEIROS

Fale Conosco pelo WhatsApp