Pauta 1972- 2024 - eleger os melhores e piores prefeitos de Maringá
Os resultados poderão surpreender os eleitores. Previsto para 2024, o projeto ainda está indeciso em escolher a metodologia de consultas
Embora nunca ter tido filiação partidária no cenário político maringaense, sempre dediquei espaço jornalístico para o tema, mesmo quando vivi parte do regime de exceção que existia na década de 1970 e a necessidade de driblar a censura do regime militar. Como novo morador da cidade e com bom grau de percepção jornalística, nem sempre podia elogiar ou criticar as ações de empresários e da classe política em razão de interesses mútuos entre as partes.
Um dos episódios que ficou registrado em minha memória entre tantos que vivi, foi ter escrito em minha coluna (não me lembro em qual veículo) logo após a divulgação do resultado das urnas que deu a vitória a um dos prefeitos da época, veiculando: “não votei no senhor (...) mas desejo sorte em sua gestão”. Fui advertido pelo meu editor, mas a reação do prefeito vitorioso foi surpreendente: me convidou para ir ao seu gabinete para elogiar minha sinceridade e dar sua opinião sobre profissionais oportunistas
Um dos projetos em estudo pelo conselho de redação da Editora, é catalogar, através de uma metodologia inovadora, os melhores e os piores prefeitos que a cidade já teve a partir da década de 1970, quando cheguei a Maringá. Com o know how adquirido nas eleições das personalidades do ano, o projeto será possível pela experiência adquirida a partir de 1999, com a fundação da Revista Conexão Paraná, seu suplemento, Jornal Conexão Aeroportos e as plataformas de jornalismo existentes.
O projeto ainda está indeciso em escolher a metodologia de consultas. Se houver patrocinador independente, será feita a pesquisa, que têm metodologia, ou seja: ponderação quanto a gênero, idade, grau de instrução e nível econômico na escolha dos entrevistados. Há ainda um controle interno e verificação de toda a coleta de dados. Sem patrocinador, a intenção é promover uma ampla enquete, sem plano amostral e metodologia. Elas funcionam a partir da participação espontânea do interessado, o que impede a adoção de qualquer método de distribuição dos entrevistados.
Tags: #prefeitos Maringá, #melhores #piores

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.
Chopperia
Bar & Restaurante
Gastrobar
Doce artesanal
Restaurante