Quarta-feira, 15 de Outubro de 2025
Twitter
Youtube
Facebook
Instagram
Whatsapp
TEMPO REAL

Notícias

HomeNotíciasTrem de passageiros entre Maringá e Londrina pode sair do papel
Maringá

Trem de passageiros entre Maringá e Londrina pode sair do papel

O trem entre Maringá e Londrina começou a ser discutido em 2009

Foto: Reprodução

O Ministério dos Transportes estuda o lançamento de parcerias público- privadas (PPPs) para colocar em funcionamento sete linhas de trens regionais, um deles entre Maringá e Londrina, o chamado Trem Vermelho. Divulgado há 14 anos por iniciativa do Governo do Estado, o estudo foi usado política e eleitoralmente em vários pleitos, porém, acabou engavetado no governo Michel Temer.

O trem entre Maringá e Londrina começou a ser discutido em 2009, no governo Roberto Requião, quando as universidades estaduais do Paraná foram convidadas pelo então presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, a debater sobre o tema juntamente com prefeitos e secretários das cidades que poderiam ser beneficiadas com a volta do transporte de passageiros por via férrea.

Além disso, as PPPs a serem apresentadas pelo governo Lula englobam Brasília (DF)-Goiânia (GO), Pelotas-Rio Grande (RS), Duque de Caxias-Itaboraí-Niterói (RJ), Salvador-Feira de Santana (BA), Fortaleza-Sobral (CE) e São Luís-Itapecuru Mirim (MA).

Então, um perfil no Facebook foi criado em 2012 para cobrar o investimento em ferrovia na região. O governo quer aproveitar ferrovias que já existem para o transporte de cargas, mas que estão subutilizadas ou até mesmo em estado precário de manutenção. O intuito é implementar as futuras linhas de passageiros. Para isso é preciso investimentos bilionários na recuperação e modernização das estradas de ferro.

Atualmente, além de trens de turismo em distâncias curtas, há somente duas linhas regulares de passageiros: a Estrada de Ferro Vitória-Minas, entre Belo Horizonte e a capital do Espírito Santo, e a Estrada de Ferro Carajás, entre São Luís (MA) e Parauapebas (PA).


Tags:  trem  pé vermelho  Maringá  Londrina  transporte  mobilidade 

ROTEIRO GOURMET

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

Chopperia

Bar & Restaurante

Gastrobar

Doce artesanal

Restaurante

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo indevido, impróprio ou ilegal, entre em contato conosco que vamos analisar.

MAIS NOTÍCIAS

Maringá
Maringá está sediando congresso jurídico
O tema central está sendo os 40 anos da redemocratização do País,
15/10/2025
Maringá
Restaurantes populares oferecem cardápio especial nesta sexta
Refeições serão servidas das 11h às 14 e custarão o mesmo valor: R$ 3
14/10/2025
Maringá
Gol terá novo voo diário entre Maringá e Guarulhos a partir de novembro
Novo voo começa no dia primeiro de novembro
13/10/2025
Maringá
Parque do Ingá oferece trilhas guiadas gratuitas e reforça papel na preservação ambiental
Experiência única alia conhecimento e vivência em meio à natureza
10/10/2025
Maringá
Custodiadas na Cadeia Pública de Alto Paraná concluem primeiro curso de Produção Artesanal
Elas aprenderam técnicas de alimentos sem glúten e sem lactose
10/10/2025

SUGESTÕES LITERÁRIAS

ENQUETE

Qual é a sua expectativa de sucesso para a 12ª FLIM?
1
Indiferente
2
Otimista

PUBLICIDADE E PARCEIROS

Fale Conosco pelo WhatsApp