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PARANÁ- Sanches Tripoloni usará a técnica whitetopping na recuperação de rodovias

PR-280 utilizou a camada de concreto na pista e conseguiu um custo final 26% mais barato

PR-280
Foto: Divulgação-AEN

O DER/PR, Departamento de Estradas de Rodagem, publicou nesta quarta-feira (10)  a declaração de vencedor da licitação da obra de restauração em concreto da PRC-280 entre Pato Branco e Clevelândia, passando por Mariópolis, na região Sudoeste. O Consórcio Sanches Tripoloni – Consol – Clevelândia – Pato Branco, formado pelas empresas Construtora Sanches Tripoloni e Consol Engenheiros Consultores, teve sua documentação aprovada pela comissão de contratação do DER, assim como a proposta de preço de 180 milhões e 950 mil reais.

Com a publicação do vencedor, no portal Compras Paraná e no portal do governo federal, tem início prazo de três dias úteis para interposição de recursos pelas demais participantes quanto a este resultado. A obra prevê a restauração total da rodovia entre os municípios, em uma extensão de 37 quilômetros, utilizando a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente é reciclado para servir como base para a implantação do pavimento rígido de concreto.

A perspectiva de crescimento do uso de whitetopping no Brasil é muito grande, tendo em vista a competitividade que a tecnologia ganhou nos últimos anos. De acordo com a avaliação feita pelo engenheiro civil Alex Maschio, consultor da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e diretor do Instituto Ruas que destaca a economia considerável obtida com o sistema. Ele cita a PR-280, no Paraná, que utilizou a camada de concreto na pista e conseguiu um custo final 26% mais barato na primeira fase das obras, em relação ao que seria gasto com a reconstrução tradicional de asfalto.

 


Tags:  #Estrada, #pista, #pavimentação  #whitetopping  #Paraná 

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