PARANÁ- Sanches Tripoloni usará a técnica whitetopping na recuperação de rodovias
PR-280 utilizou a camada de concreto na pista e conseguiu um custo final 26% mais barato
O DER/PR, Departamento de Estradas de Rodagem, publicou nesta quarta-feira (10) a declaração de vencedor da licitação da obra de restauração em concreto da PRC-280 entre Pato Branco e Clevelândia, passando por Mariópolis, na região Sudoeste. O Consórcio Sanches Tripoloni – Consol – Clevelândia – Pato Branco, formado pelas empresas Construtora Sanches Tripoloni e Consol Engenheiros Consultores, teve sua documentação aprovada pela comissão de contratação do DER, assim como a proposta de preço de 180 milhões e 950 mil reais.
Com a publicação do vencedor, no portal Compras Paraná e no portal do governo federal, tem início prazo de três dias úteis para interposição de recursos pelas demais participantes quanto a este resultado. A obra prevê a restauração total da rodovia entre os municípios, em uma extensão de 37 quilômetros, utilizando a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente é reciclado para servir como base para a implantação do pavimento rígido de concreto.
A perspectiva de crescimento do uso de whitetopping no Brasil é muito grande, tendo em vista a competitividade que a tecnologia ganhou nos últimos anos. De acordo com a avaliação feita pelo engenheiro civil Alex Maschio, consultor da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e diretor do Instituto Ruas que destaca a economia considerável obtida com o sistema. Ele cita a PR-280, no Paraná, que utilizou a camada de concreto na pista e conseguiu um custo final 26% mais barato na primeira fase das obras, em relação ao que seria gasto com a reconstrução tradicional de asfalto.
Tags: #Estrada, #pista, #pavimentação #whitetopping #Paraná

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações do internauta, disponíveis na plataforma permanente e com aferições trimestrais, qualificam a iniciativa da RCP em identificar gratuitamente, via banner, as escolas da rede particular de ensino com o título Top of Mind. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.