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Plurix se associa a CSD. Uma transação milionária e complexa

Compra dos supermercados Amigão pela Plurix foi antecipada pela RCP no último dia 25 de maio. Na edição de julho, a reportagem será complementada.

Por Editores- Redação Maringá
08/06/2024
Ilustrativa
Foto: Divulgação

Postagem feita no último dia 25 de maio por esse portal de notícias com o título Rede de supermercados poderá ser  vendida foi confirmada.  A Plurix, rede de supermercados regionais investida pelo Fundo Pátria Private Equity VI, administrado pelo Pátria Investimentos, líder na gestão de ativos alternativos na América Latina, anunciou na última terça-feira (4) uma transação para se associar ao Grupo CSD, rede supermercadista que atua agora sob a marca Amigão Supermercados.

Embora haja várias especulações, o valor do negócio não foi revelado pelas empresas e o fechamento definitivo ainda está sujeita à aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que deverá levar em consideração o ativo que conta com 65 lojas nos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, com 9 mil funcionários e um faturamento anual próximo a R$ 4 bilhões. Nem mesmo economistas conceituados consultados pela reportagem, arriscaram o valor da transação.

A complexidade do crescimento patrimonial e operacional  é incompreensível pois nem sempre há informações sobre os recursos  de fundos para investir na abertura de novas unidades, seja por meio de lucros reinvestidos, financiamento externo ou parcerias. Se a origem do recurso não tiver base sólida, não há crescimento patrimonial.

Basta lembrar que nas quase 4 décadas a maioria dos supermercados fundados no estado foram absorvidos por grandes redes como Mercadorama, da família Demeterco, foi adquirido em 1998 pelo grupo português Sonae e, depois, vendido à norte-americana Walmart em 2005. Mais sólida, a  CSD foi formada no início de 2010, com a fusão dos supermercados Cidade Canção e São Francisco. Após a união, a companhia passou a  expandir suas lojas.

Nessa milionária transação, ainda não existem informações confiáveis sobre a forma no reembolso do investimento de R$ 100 milhões do fundo feito na época pelo private equity Actis, sediado na Inglaterra. Esse aporte de capital foi o resultado da venda de uma parte minoritária do controle societário da CSD à Actis. As porcentagens não foram reveladas, mas a Actis adquiriu o direito de ocupar duas das sete cadeiras no conselho administrativo da CSD, uma sociedade anônima de capital fechado.

Com US$ 4,8 bilhões sob sua gestão, a Actis investiu na companhia paranaense usando recursos de sua carteira AEM 3 (Actis Emerging Markets 3), que destina US$ 450 milhões para investimentos no Brasil e devendo manter Com a conclusão do negócio, a Plurix se posiciona entre os maiores players do setor no país, com faturamento anual próximo a R$ 10 bilhões, 18 mil funcionários distribuídos em 170 lojas, ocupando a 10ª colocação no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras); A dupla está muito otimista com a nova associada, em que eles seguem como sócios relevantes da Plurix no projeto.

A exemplo da negociação realizada na primeira fase da expansão, Jefferson Nogaroli e Carlos Tavares Cardoso devem estar otimistas com a nova associada, principalmente porque, graças a empatia e resiliência entre os negociadores, Cardoso  e Nogaroli  seguem como sócios relevantes da Plurix no projeto e injeta mais capital nos empreendimentos imobiliários futurísticos, adaptando ideias e inovações ocupacionais de pequenos espaços urbanos, conhecidos lá fora como Street Mail (Correio de rua)

ROTEIRO GOURMET

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

TOP OF MINDS - SCHOOL

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações do internauta, disponíveis na plataforma permanente e com aferições trimestrais, qualificam a iniciativa da RCP em identificar gratuitamente, via banner, as escolas da rede particular de ensino com o título Top of Mind. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

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