Partido Novo pede cassação do vereador Mario Hossokawa
Pedido é por quebra de decoro parlamentar
Na última quarta-feira, o Diretório Municipal do Partido Novo protocolou um pedido de cassação de mandato do presidente da Câmara, vereador Mario Hossokawa (PP), por quebra de decoro parlamentar.
O pedido se baseia na recente condenação de Hossokawa pela 2ª Vara da Fazenda Pública de Maringá, envolvendo desvio de recursos públicos no caso Paolicchi. Além disso, o Partido Novo argumenta que o presidente utilizou os serviços advocatícios da procuradora da Câmara para sua defesa e de sua filha em três processos judiciais particulares.
Segundo o Partido Novo, o objetivo do pedido é proteger a imagem da Câmara de Vereadores de Maringá e oferecer à instituição a oportunidade de tratar o caso de Hossokawa com a mesma isonomia da comissão processante aberta recentemente contra a vereadora Cris Lauer, a pedido do PT.
Mario Hossokawa, que está em seu sétimo mandato, foi condenado em 2023 por envolvimento no caso Paolicchi, no qual até R$ 1 bilhão pode ter sido desviado dos cofres públicos da prefeitura. O Ministério Público alega que Hossokawa recebeu dinheiro em espécie e teve um empréstimo bancário pago com dinheiro público, com aval dos então prefeito Jairo Gianoto e secretário Luis Antônio Paolicchi.
A Câmara Municipal informou que o pedido de cassação foi lido na sessão ordinária de ontem e que o processo seguirá conforme o Regimento Interno da Casa. "Após a leitura do documento, o processo seguirá o Código de Ética e Decoro Parlamentar. Como o representado ocupa o posto mais alto da mesa, o vice-presidente assumirá a condução do processo, sem a participação de Mario Hossokawa, garantindo a lisura e isonomia dos trabalhos nesta Casa de Leis."
Em nota, Mario Hossokawa afirmou que o processo é sigiloso, o que impede comentários sobre o caso. "Darei declarações públicas no momento oportuno. Estou tranquilo e convicto de que o processo não se trata de quebra de decoro parlamentar nem de improbidade administrativa, considerando que o caso ocorreu há 25 anos."
Tags: Mario Hossokawa Câmara de Maringá quebra de decoro parlamentar

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.
Chopperia
Bar & Restaurante
Gastrobar
Doce artesanal
Restaurante