Segunda-feira, 21 de Julho de 2025
Twitter
Youtube
Facebook
Instagram
Whatsapp
TEMPO REAL

Notícias

HomeNotíciasMaringá se destaca na educação, apesar de meta não ser atingida
Maringá

Maringá se destaca na educação, apesar de meta não ser atingida

A educação de Maringá alcançou bons resultados com o monitoramento da aprendizagem a partir de simulados preparatórios e diálogo com a comunidade escolar

Foto: PMM

Apesar de não ter alcançado a meta projetada de 5,5 pontos, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 mostra uma recuperação positiva em comparação com o período anterior à pandemia de covid-19. Em 2019, o Brasil obteve uma pontuação de 4,9, mas agora, em 2023, o índice subiu para 5 pontos. O Paraná, que anteriormente ocupava a terceira posição, agora lidera o ranking, consolidando-se como o estado com a melhor educação do Brasil. Maringá, por sua vez, se destacou entre as maiores cidades paranaenses, alcançando o melhor índice no estado.

Os dados do Ideb 2023 foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em parceria com o Ministério da Educação (MEC), na quarta-feira, 14 de agosto. O Paraná aparece na liderança tanto no ensino médio quanto no ensino fundamental, abrangendo os anos iniciais e finais.

Entre 2021 e 2023, o Paraná conseguiu elevar sua nota no Ideb do ensino médio de 4,8 para 4,9. Esse resultado inclui tanto as escolas públicas, sob a gestão do Governo do Estado, quanto as escolas privadas e os institutos federais. Com isso, o Paraná manteve sua posição de liderança nacional, superando estados como Goiás e Espírito Santo, ambos com uma pontuação de 4,8. A média nacional, por sua vez, permaneceu em 4,3.

Durante a divulgação dos resultados, o MEC destacou o Paraná como exemplo, em razão da estratégia de estadualização de escolas responsáveis pelos últimos anos do ensino fundamental, que vai na contramão da maioria dos estados brasileiros, onde a gestão dessas unidades é, em grande parte, municipal.

"O desempenho dos estudantes paranaenses mais uma vez colocou o Estado no topo do ranking nacional, um reflexo da competência e dedicação de diretores, professores, pedagogos e funcionários das escolas, especialmente as estaduais", afirmou o governador Ratinho Junior. Ele acrescentou: "Mesmo estando entre os líderes em todos os segmentos, queremos continuar melhorando nossos índices no Ideb para que o Paraná se torne uma referência de ensino público na América Latina."

Maringá registra crescimento de 10%

Os números apresentados pelo MEC revelam que Maringá possui a melhor educação municipal entre as cinco maiores cidades do Paraná, com uma nota de 7,2 nos anos iniciais do ensino fundamental. Esse resultado representa um crescimento de 10% em relação ao levantamento anterior, realizado em 2021, quando o Ideb foi de 6,5. A nota de 7,2 é uma das melhores da série histórica do Ideb, que teve início em 2005, e reflete o aumento dos investimentos na educação municipal.

O Ideb de Maringá é superior à média nacional, que é de 6 pontos, e à média de todas as cidades paranaenses, que é de 6,7 pontos. Entre as maiores cidades do Paraná, Maringá lidera o ranking com o melhor resultado no Ideb. A seguir, os resultados das maiores cidades do estado:

  • Curitiba: 6,3
  • Londrina: 6,9
  • Ponta Grossa: 6,5
  • Cascavel: 6,8
  • São José dos Pinhais: 5,9

A secretária de Educação de Maringá, Nayara Caruzzo, destacou que o município implementou estratégias eficazes de monitoramento da aprendizagem, como simulados preparatórios, além de intensificar o diálogo com toda a comunidade escolar. "O novo resultado do Ideb reforça nosso compromisso com a qualidade da educação pública em Maringá. Ampliamos significativamente os investimentos na área, focando na valorização dos professores, na garantia de uma metodologia de ensino inovadora e na expansão do ensino em tempo integral. Cuidar da educação é preparar o presente e o futuro da nossa cidade", afirmou o prefeito Ulisses Maia (PSD).

ROTEIRO GOURMET

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

Chopperia

Bar & Restaurante

Gastrobar

Doce artesanal

Restaurante

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo indevido, impróprio ou ilegal, entre em contato conosco que vamos analisar.

MAIS NOTÍCIAS

Maringá
Enfim, a patrola apareceu na Estrada Pitanga
Desde a gestão passada que a Revista Conexão Paraná vem reivindicando melhorias na Estrada Pitanga, em Iguatemi
20/07/2025
Maringá
Projeto de Lei 17591/2025 não prevê ajuste para quem abandona animais
“Maringá está correndo o risco de ser uma das cidades onde existem mais animais abandonados”, alertou um dos manifestantes.
19/07/2025
Maringá
Aeroporto Regional de Maringá abre concurso público para técnico em meteorologia
Inscrições começam na quarta-feira, 23, e seguem até 18 de agosto
18/07/2025
Maringá
Maringá está entre as 16 cidades do Paraná com o amanhecer mais frio de julho
A frente fria que passou pelo Paraná na quinta-feira (17) trouxe um volume baixo de chuva em algumas regiões do Oeste, Sudoeste e Sul do Estado, e logo depois dela uma massa de ar frio e seco chegou
18/07/2025
Maringá
Patrulha Maria da Penha reforça proteção a mulheres com medidas protetivas
Neste ano, o município passou a realizar atendimento virtual para casos específicos, em atenção às demandas de mulheres sob medida protetiva
17/07/2025

SUGESTÕES LITERÁRIAS

ENQUETE

Você apoia a campanha Gratuidade Já na Expoingá?
1
SIM
2
NÃO

PUBLICIDADE E PARCEIROS

Fale Conosco pelo WhatsApp