Silvio Barros anuncia José Behrend como novo diretor-presidente do IAM
A escolha foi oficializada nesta quarta-feira pelo prefeito eleito Silvio Barros
O Instituto Ambiental de Maringá (IAM), criado em 2022, terá a liderança de José Roberto Francisco Behrend como diretor-presidente a partir de janeiro de 2025. A escolha foi oficializada nesta quarta-feira pelo prefeito eleito, Silvio Barros (Progressistas). Behrend é formado em Geografia, com formação técnica em Processamento de Dados e especialização em Gestão e Auditoria Ambiental, além de contar com 13 anos de experiência em funções públicas voltadas à gestão ambiental.
Silvio Barros, que possui especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental, enfatizou a importância de aprimorar as políticas ambientais em Maringá, buscando modernizar a gestão com práticas de sucesso em outras cidades. “Sustentabilidade não pode esperar. É uma pauta urgente. Nossa população já sente os efeitos das mudanças climáticas, com eventos como vendavais, enchentes, quedas de árvores, e frequentes cortes de energia elétrica”, afirmou Barros.
“Precisamos que a cidade se adapte a essa nova realidade, e, para isso, será necessário um planejamento cuidadoso e comprometido. José Roberto traz uma expertise valiosa que certamente contribuirá muito para alcançarmos essas metas,” acrescentou o prefeito eleito.
Experiência
José Roberto Francisco Behrend possui formação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Norte do Paraná (Unopar), graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), e especialização em Gestão e Auditoria Ambiental pela Trecsson Business School. Em sua trajetória no setor público, atuou como diretor técnico das antigas secretarias de Meio Ambiente e Saneamento Básico e como superintendente da Agência Maringaense de Regulação entre 2011 e 2015. Também exerceu as funções de chefe regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em Maringá e de diretor de licenciamento ambiental do mesmo órgão entre 2015 e 2018. Entre 2019 e 2021, foi secretário de Meio Ambiente de Londrina. Atualmente, Behrend é empresário na área de consultoria ambiental, conselheiro do CREA-PR e membro regional da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB).
Já integrado à nova gestão, Behrend ressaltou que, além das prioridades estabelecidas pelo prefeito eleito, ele buscará promover maior cooperação entre o IAM e outras secretarias municipais. “A prefeitura deve adotar processos integrados para áreas como licenciamentos ambientais e emissão de alvarás. O cumprimento rigoroso das normas ambientais é indispensável, especialmente em um contexto de crescente conscientização ambiental e adaptação climática. No entanto, é possível enfrentar a burocracia com soluções que otimizem a comunicação e a eficiência entre os setores, proporcionando mais transparência e acesso à informação,” explicou Behrend.
Tags: Maringá Silvio Barros Instituto Ambiental de Maringá

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.
Chopperia
Bar & Restaurante
Gastrobar
Doce artesanal
Restaurante