Jornalistas lamentam a demissão de Ana Zimmerman, da RPC
A Globo perde uma brilhante jornalista mas a advocacia vai ganhar mais uma importante aliada. (R.A.T- Advogada da UNIJORE)
Às vésperas de completar 30 anos como repórter Rede Paranaense de Televisão (RPC) afiliada da Globo no Paraná RPC a jornalista Ana Zimmerman foi demitida da emissora. Formada em Jornalismo pela UFPR (1995), e em Direito pela PUCPR (1998), trabalhava como repórter de TV desde 1995. Durante três anos esteve na TV Globo, no Rio de Janeiro, e pertencia ao seleto núcleo de repórteres selecionados para as reportagens nacionais da RPCTV em Curitiba.
Nos bastidores da emissora circularam várias versões que causaram o desligamento da jornalista, entre elas a automação e o uso de inteligência artificial estão transformando o jornalismo. Algumas redações estão optando por demitir jornalistas e investir em soluções tecnológicas para produzir conteúdo de forma mais barata.
Uma outra vertente registrada nas redes sociais é baseada na velha retórica de diminuir custos. Observadores do mercado de trabalho no setor comunicação, está cada vez mais marcado por contratos temporários, freelancers e redução de custos operacionais. Isso leva à substituição de jornalistas experientes por profissionais mais baratos ou menos experientes. Método já adotado pela Globo em suas novelas.
Embora seu círculo de amizades estivesse mais concentrado na capital do Estado, em Maringá a demissão foi comentada em grupos de WhatsApp e redes sociais alimentadas por profissionais da área. No grupo da União dos Profissionais das Artes, Jornalismo e literatura -UNIJORE- a advogada e autora de várias poesias, Rose Tognon, lamentou a demissão da jornalista mas, mas *como advogada Ana poderá bilhar ainda mais no cenário jurídico”.
Tags: #Jornalismo #UNIJORE #Globo #Curitiba

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações do internauta, disponíveis na plataforma permanente e com aferições trimestrais, qualificam a iniciativa da RCP em identificar gratuitamente, via banner, as escolas da rede particular de ensino com o título Top of Mind. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.