A importância dos relises e das fontes de informações para o jornalismo
EDITOR: o exemplo de hoje tem como referência a equipe de jornalismo do sistema FAEP/Senar
As fontes de informação são fundamentais para o jornalismo, pois garantem a credibilidade, a veracidade e a profundidade das notícias. Nesse contexto, louvam-se as assessorias de imprensa, que fornecem com seus relises, possibilidades de cada redação personalizar ou não o formato original das informações enviadas de acordo com o conhecimento de cada redator sobre o assunto.
Nem sempre os relises são priorizados em redações que produzem seus próprios conteúdos, mas invariavelmente servem como referência para textos das narrativas. Essas fontes podem ser diversificadas como oficiais (governos, empresas, instituições), fontes especializadas (acadêmicos, pesquisadores), fontes primárias (testemunhas, envolvidos diretos nos fatos), fontes documentais (registros, documentos, estatísticas) e informantes anônimos de confiança do jornalista.
Um outro recurso, cabível em portais de notícias, blogs e rede social e se o texto original é muito extenso mas de suma importância para o opinião pública ou para setores exclusivos, como Cultura, Agro, Turismo, etc, de forma pontual a Revista RCP usa os links e hiperlinks para direcionar a leitura em sua forma original. Principalmente se o texto original é de qualidade e jornalisticamente correto. Eis o exemplo de hoje:

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações do internauta, disponíveis na plataforma permanente e com aferições trimestrais, qualificam a iniciativa da RCP em identificar gratuitamente, via banner, as escolas da rede particular de ensino com o título Top of Mind. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.