Saiba quais são as cidades que estão entre as 21 comunidades mais inteligentes do mundo
Os dois municípios paranaenses fazem parte do ranking, segundo Fórum de Comunidade Inteligente (ICF). Elas são as duas únicas cidades brasileiras a aparecer na lista e as únicas representantes da América Latina
Duas cidades do Paraná entraram para o ranking Smart21 Communities of 2025, do Fórum de Comunidades Inteligentes (ICF). Assaí, no Norte Pioneiro, e Ponta Grossa, nos Campos Gerais, são as duas únicas cidades brasileira a aparecer na lista e as únicas representantes da América Latina. Esta é a terceira vez consecutiva que os dois municípios do Interior do Estado disputam a premiação.
Agora, Assaí e Ponta Grossa são semifinalistas do Smart City Award, que em junho anuncia o ranking Top7 Intelligent Communities, em que serão escolhidas as sete comunidades mais inteligentes que irão para a fase final da premiação. Em outubro, durante o 2025 ICF Global Summit, será anunciada a comunidade mais inteligente do mundo. Em 2024, Curitiba foi eleita a cidade mais inteligente do mundo pela mesma premiação.
O ICF seleciona anualmente 21 cidades como comunidades mais inteligentes do mundo com base em dados quantitativos e qualitativos. Na lista de 2025, as comunidades mais inteligentes do mundo estão espalhadas em nove países de cinco continentes.
O secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani, comemora inclusão das duas cidades no ranking e enfatiza o investimento no setor. “O Governo do Estado tem aumentado investimentos e ações voltadas para a modernização das cidades. Por isso, é um grande orgulho poder ver o reconhecimento de Assaí e Ponta Grossa, que novamente integram a lista das comunidades mais inteligentes do mundo”, afirmou.
Segundo o ICF, que é uma organização científica sem fins lucrativos dedicada à pesquisa de políticas de comunidades inteligentes, o Smart21 escolhe cidades que tenham aplicados princípios exigidos pelo fórum, como programas de governança voltados para a construção da prosperidade econômica inclusiva, saúde social e riqueza cultural.
INVESTIMENTOS
Em 2024, o Governo do Estado credenciou 302 novos espaços criativos no Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec), representando um incremento de 60,6% ao sistema, que anteriormente contava com 188 ambientes de inovação. O governo estadual destinou R$ 32,5 milhões no ano passado para o fomento de iniciativas de negócios e R$ 12,7 milhões para a estruturação de programas do Separtec.
O credenciamento, realizado em conjunto pelas secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), e da Fazenda (Sefa), auxilia hubs, centros de inovação e agências de inovação e espaços makers, sendo a maioria em escolas da educação básica, com investimentos para impulsionar a economia.
O secretário de Ciência e Tecnologia, Aldo Bona, destaca que o Paraná tem se consolidado como um dos principais polos de inovação do País. “Os investimentos em laboratórios de aprendizagem criativa, hubs de inovação e espaços coworking têm sido fundamentais para fortalecer a cultura de inovação em todo o Estado. O aumento significativo no número de espaços credenciados no Separtec, que passou de 188 para 490 em pouco tempo, mostra o compromisso do governo estadual em fomentar um ecossistema de inovação robusto e inclusivo”, afirmou.
Agora, o Paraná conta com 490 espaços credenciados espalhados em 63 municípios. Só no segundo edital de credenciamento, publicado em 2024, Ponta Grossa conta com 64 iniciativas, 61 a mais do que no ano anterior, quando a cidade teve três ambientes promotores de inovação credenciados.
Continue lendo aqui
Tags: Cidades inteligentes Paraná Ponta Grossa Assaí

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.
ROTEIRO ÁRABE
ROTEIRO ÁRABE
ROTEIRO ÁRABE
ROTEIRO ÁRABE
ROTEITO ÁRABE
TRATORIA