Praia badalada do litoral pode desaparecer em breve, diz estudo
Fenômeno climático pode mudar o drasticamente os rumos da especulação imobiliária na orla marítima
Segundo pesquisa da Universidade Tecnológica de Nanyang e da Universidade de Tecnologia de Delft, o nível do mar subirá entre 0,5 e 1,9 metros até 2100. As causas desse aumento estariam ligadas às emissões globais de CO2. Esse número é 90 centímetros maior do que a estimativa mais recente da ONU, que varia entre 0,6 e 1 metro. Com esse possível aumento do nível do mar, a organização Climate Central, que desenvolve ferramentas de avaliação de risco costeiro, identificou áreas no Brasil que estão especialmente vulneráveis.
Esse estudo trouxe dados alarmantes sobre o futuro do nível do mar em diversas regiões do planeta, incluindo o Brasil. A pesquisa foi desenvolvida com base em diversos métodos de modelagem climática, considerando fenômenos já bem compreendidos pela ciência, como o derretimento das geleiras e a expansão térmica dos oceanos, como já foi tema de reportagem com chamada de capa
Recentes depoimentos de leitores da Revista que visitaram o Ceará confirmaram que quase metade do litoral cearense já apresenta sinais de erosão provocada pelo avanço do mar. As observações confirmam dados que constam no Plano de Ações de Contingência para Processos de Erosão Costeira do Ceará (PCEC), lançado recentemente durante a 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente.
______________________
* NR
*Reportagem completa na edição de maio da RCP em suas versões impressa e digital
*Baseado em matérias sequencais do portal Diario do Litoral

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações do internauta, disponíveis na plataforma permanente e com aferições trimestrais, qualificam a iniciativa da RCP em identificar gratuitamente, via banner, as escolas da rede particular de ensino com o título Top of Mind. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

