Maringá avança em mobilidade urbana e registra queda nas mortes no trânsito
Município implantou terceira faixa em avenidas e ampliou operações para fiscalização de trânsito
Nos primeiros 100 dias da atual gestão, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, implementou uma série de melhorias com foco em facilitar o deslocamento da população e aumentar a segurança viária. Entre as principais medidas está a criação de uma terceira faixa de rolamento para veículos nas avenidas Nildo Ribeiro da Rocha, Mandacaru e 19 de Dezembro. A intervenção resultou na diminuição de congestionamentos e proporcionou maior fluidez ao tráfego.
No mesmo período, as operações de trânsito resultaram na remoção de 592 veículos das vias. Entre eles, estavam automóveis com pendências no Detran, veículos clonados, com restrições de circulação, furtados e posteriormente recuperados, além de infrações diversas.
As ações de educação para o trânsito também ganharam força. Blitz educativas foram promovidas em pontos estratégicos como o Terminal Rodoviário, o Parque do Ingá e a Avenida Juscelino Kubitscheck. Houve ainda campanhas voltadas ao uso correto da faixa de pedestres em diversos bairros da cidade. Um dos destaques foi a retomada do projeto "Trânsito em Sala de Aula", que levou atividades pedagógicas a 11 escolas da rede municipal.
Graças às iniciativas de conscientização e fiscalização, Maringá registrou uma redução de 36% no número de mortes no trânsito no primeiro trimestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
A sinalização viária também recebeu atenção especial, com reforço nas estruturas já existentes e melhorias nas sinalizações horizontal, vertical e semafórica, especialmente em locais com obras ou grande circulação de veículos. Ao todo, foram emitidas 277 ordens de serviço, instaladas 168 placas e executados 26,2 mil metros quadrados de pinturas em vias públicas.
“Adotamos medidas estratégicas para fortalecer a segurança viária, com foco tanto em motoristas quanto em pedestres. Intensificamos a presença dos agentes de trânsito em operações preventivas e blitze, o que contribuiu diretamente para a redução de infrações, acidentes e óbitos. Estamos cumprindo com rigor as metas estabelecidas”, afirmou o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, delegado Luiz Alves. (com informações da PMM)
Tags: Mobilidade urbana Maringá mortes no trânsito segurança

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações do internauta, disponíveis na plataforma permanente e com aferições trimestrais, qualificam a iniciativa da RCP em identificar gratuitamente, via banner, as escolas da rede particular de ensino com o título Top of Mind. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.