Sexta-feira, 02 de Maio de 2025
Twitter
Youtube
Facebook
Instagram
Whatsapp
TEMPO REAL

Notícias

HomeNotíciasUEM se destaca em ranking internacional com mais de 1.500 pesquisadores reconhecidos
Maringá

UEM se destaca em ranking internacional com mais de 1.500 pesquisadores reconhecidos

Ranking indica a excelência e o reconhecimento internacional da pesquisa científica desenvolvida no Paraná e consolida o Estado como um dos principais polos de produção de conhecimento do Brasil.

Foto: SETI

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) reafirma sua posição de liderança na pesquisa científica ao figurar com destaque no Índice Científico Alper-Doger (AD) 2025, que reconhece os cientistas mais influentes do mundo. A instituição soma 1.559 pesquisadores classificados no ranking, dos quais 159 estão entre os 10% mais bem avaliados do planeta, consolidando a UEM como um dos principais polos de produção científica não apenas do Paraná, mas de toda a América Latina.

Entre os nomes de maior destaque está o professor Ângelo Antônio Agostinho, da área de Ciências Biológicas, que aparece na 94ª posição nacional. Com trabalhos voltados à ecologia e à conservação de ecossistemas aquáticos, Agostinho representa o impacto significativo da ciência produzida na UEM em desafios ambientais de alcance global.

De modo geral, o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná teve 2.771 pesquisadores reconhecidos no ranking mundial, sendo que 197 integram o seleto grupo dos 10% melhores cientistas do mundo. A UEM e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) respondem por 80,7% desse total, evidenciando a força das duas instituições no cenário científico.

No recorte do ensino superior público nacional, a UEM ocupa a 16ª colocação entre as melhores universidades do Brasil, enquanto, no âmbito latino-americano, aparece na 20ª posição entre as mais destacadas da região. Esses resultados confirmam o alto nível acadêmico, a excelência na pesquisa e a projeção internacional da universidade.

Além da UEM, outras instituições estaduais também marcaram presença no índice, como a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com destaque para os professores Alessandro Dourado Loguercio e Alessandra Reis — ambos entre os 75 primeiros do país. As universidades Unioeste, Unicentro, UENP e Unespar também tiveram pesquisadores reconhecidos, contribuindo para a consolidação do Paraná como referência científica no Brasil.

De acordo com o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, os resultados do ranking AD demonstram a excelência das instituições paranaenses. “A produção científica do nosso estado é sólida, inovadora e posiciona o Paraná como destaque nacional, especialmente na Região Sul, em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país”, afirmou.

O Índice Científico AD é uma ferramenta internacional independente que classifica pesquisadores e instituições com base em critérios como número de publicações, citações e impacto acadêmico, utilizando dados da plataforma Google Acadêmico.

Com esse desempenho expressivo, a Universidade Estadual de Maringá reafirma sua relevância e o compromisso com a ciência, a formação de qualidade e a contribuição direta para os grandes temas da sociedade contemporânea. (AEN/PR)


Tags:  Universidade Estadual de Maringá  ranking internacional  pesquisa  pesquisadores  Ciências Biológicas 

ROTEIRO GOURMET

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

TOP OF MINDS - SCHOOL

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações do internauta, disponíveis na plataforma permanente e com aferições trimestrais, qualificam a iniciativa da RCP em identificar gratuitamente, via banner, as escolas da rede particular de ensino com o título Top of Mind. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo indevido, impróprio ou ilegal, entre em contato conosco que vamos analisar.

MAIS NOTÍCIAS

Maringá
Mês da Música 2025 transforma Maringá em palco de ritmos variados com atrações gratuitas
Programação do ‘Mês da Música 2025’ inicia neste sábado, 3; abertura oficial será na quarta, 7
01/05/2025
Maringá
Evento Café com Empregabilidade promove inclusão profissional de egressos em Maringá
O evento reuniu diversas iniciativas voltadas para a inclusão no mercado de trabalho.
29/04/2025
Maringá
Trevo do Catuaí tem mudanças no tráfego a partir desta terça-feira
Motoristas que seguem pela Avenida Colombo sentido Paranavaí deverão utilizar a nova pista.
28/04/2025
Maringá
Programa Mãos Amigas promove melhorias em escolas públicas do Paraná e reinserção social de apenados
Escolas Estaduais de Maringá também são beneficiadas pelo programa com presos da Colônia Penal Industrial (CPIM)
28/04/2025
Maringá
Feira da Empregabilidade oferece 1,8 mil vagas de emprego e estágio em Maringá
Mais de 30 empresas estarão com vagas abertas para diversas funções
26/04/2025

SUGESTÕES LITERÁRIAS

ENQUETE

PUBLICIDADE E PARCEIROS

Fale Conosco pelo WhatsApp