Diferença entre salários de jogador e torcida aumenta
Pauta foi sugerida por leitores após Neymar provocar a ira dos torcedores ao anunciar seu salário e sua fortuna
Quando Neymar provocou a ira dos torcedores ao anunciar seu salário e sua fortuna, o tema também inspirou pautas jornalísticas. De fato existem dois mundos que coexistem de maneira muito próxima, ainda que completamente diferentes: o dos jogadores de futebol de elite, com seus salários milionários, e o dos torcedores que os acompanham a cada rodada, com seus vencimentos de “pessoas normais”.
No Brasil, essa diferença vem aumentando de forma acelerada, foi o que descobriu o levantamento inédito do Bolavip Brasil: atualmente, o torcedor brasileiro médio recebe por ano apenas 0,95% do salário anual médio dos jogadores do Brasileirão.A discrepância nos valores já coloca o Brasil como o segundo país com o maior abismo entre os salários dos jogadores e os salários da torcida, atrás apenas da Arábia Saudita.
No outro lado do estudo, estão os Estados Unidos, onde jogadores da Major League Soccer (MLS) e “pessoas normais” estão mais próximas: a diferença de salário anual está na casa de 23,23%. Já a distância no Brasil aumentou de 2020 para 2025 que vive um momento atual de aumento na média dos salários pagos aos jogadores da 1ª divisão. Para se ter uma ideia, de 2020 a 2024, o salário médio dos jogadores da Série A subiu 72,27%.O salário médio das pessoas normais não cresceu na mesma proporção no período.

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações do internauta, disponíveis na plataforma permanente e com aferições trimestrais, qualificam a iniciativa da RCP em identificar gratuitamente, via banner, as escolas da rede particular de ensino com o título Top of Mind. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

