Maringá está entre as 16 cidades do Paraná com o amanhecer mais frio de julho
A frente fria que passou pelo Paraná na quinta-feira (17) trouxe um volume baixo de chuva em algumas regiões do Oeste, Sudoeste e Sul do Estado, e logo depois dela uma massa de ar frio e seco chegou
O amanhecer desta sexta-feira (18) foi marcado pelo frio intenso em diversas regiões do Paraná, e Maringá está entre as 16 cidades do Estado que registraram as temperaturas mínimas mais baixas do mês de julho. Os dados são do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
A queda nas temperaturas foi resultado da passagem de uma frente fria pelo Paraná na quinta-feira (17), seguida por uma massa de ar frio e seco. O fenômeno derrubou os termômetros de forma significativa em várias cidades. Em alguns municípios, como Altônia, por exemplo, a temperatura caiu de 22,5°C à meia-noite para 9,6°C às 22h do mesmo dia.
Além de Maringá, as cidades que tiveram os amanheceres mais gelados do mês foram: Altônia, Apucarana, Campo Mourão, Cândido de Abreu, Cianorte, Cornélio Procópio, Guaíra, Loanda, Londrina, Palmital, Palotina, Paranavaí, Toledo, Ubiratã e Umuarama.
Em boa parte do Paraná, as temperaturas nesta sexta começaram abaixo dos 10°C, exceto no Norte Pioneiro e no Litoral, onde o resfriamento deve acontecer ao longo do dia. Os destaques do frio foram Palotina, com 1,1°C, Ponta Grossa com 3,1°C, e Palmas, que amanheceu com 3,4°C. Em Curitiba, a temperatura caiu de 7,4°C para 6,9°C entre 6h e 8h da manhã.
De acordo com o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacobsen, a sensação térmica foi ainda mais baixa por conta do vento, que fez com que o frio fosse sentido de forma mais intensa. “Mesmo ao longo da sexta-feira as temperaturas não sobem muito. Em grande parte do Paraná, as máximas não passam dos 20°C”, destacou.
Fim de semana segue com frio e tempo firme
Segundo o Simepar, a massa de ar frio permanece sobre o Paraná no fim de semana, mantendo as temperaturas baixas, principalmente durante as manhãs. O risco de geada é baixo, mas há possibilidade de ocorrência fraca e pontual em áreas abrigadas do vento, especialmente no Centro-Sul, nos Campos Gerais e na Região Metropolitana de Curitiba.
Em Maringá, neste sábado (19), as temperaturas devem variar entre 9°C e 25°C, enquanto em outras regiões do Estado os termômetros oscilam entre 5°C e 20°C, dependendo da localidade. No domingo (20), as mínimas ainda serão sentidas no amanhecer, com possibilidade de nevoeiros em algumas regiões mais frias do Estado.
A partir da próxima semana, a tendência é de elevação gradual das temperaturas. O destaque será a amplitude térmica, ou seja, madrugadas mais amenas e tardes com calor mais intenso, principalmente no interior do Paraná. Não há previsão de chuva nos próximos dias. (com informações da AENPR)
Tags: Maringá frio tempo gelado Paraná

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.
Chopperia
Bar & Restaurante
Gastrobar
Doce artesanal
Restaurante