Quinta-feira, 14 de Agosto de 2025
Twitter
Youtube
Facebook
Instagram
Whatsapp
TEMPO REAL

Notícias

HomeNotíciasImigrantes do Café será exposta pela primeira vez no Paraná
Maringá

Imigrantes do Café será exposta pela primeira vez no Paraná

Evento acontece nos dias 2 e 3 de agosto no antigo IBC em Maringá

A exposição mostra como a cafeicultura brasileira e o fenômeno da migração estão historicamente conectados
Foto: Museu do Café

“Imigrantes do Café”, uma das cinco exposições itinerantes do Museu do Café, de Santos, São Paulo, é a principal atração artística do Ca Fé On, o movimento de valorização do café do Paraná a ser realizado dos dias 2 e 3 de agosto em Maringá. Pela primeira vez no Paraná, a exposição é uma parceria entre o Museu do Café e o Museu da Imigração, retratando o cotidiano dos imigrantes desde o desembarque no Brasil pelo Porto de Santos – principal porta de entrada do país -, passando pela Hospedaria de Imigrantes do Brás e finalizando com a vida nas lavouras. Neste ano, antes de Maringá, “Imigrantes do Café” foi exposta no Museu Shunji Nishimura, em Pompeia, interior paulista.

“A exposição mostra como a cafeicultura brasileira e o fenômeno da migração estão historicamente conectados. Com a abolição da escravidão em 1888 e o crescimento das exportações de café no final do século XIX, o Brasil passou a incentivar a imigração europeia para suprir a demanda por mão de obra nas lavouras. O trabalho dos imigrantes foi essencial para o desenvolvimento do ciclo do café”, diz Caroline Nóbrega, gerente de desenvolvimento institucional do Museu do Café. A mostra integra o catálogo de exposições itinerantes do Museu do Café e do Museu da Imigração desde 2022, quando foi projetada para ocupar o espaço da São Paulo Coffee Festival, no Pavilhão da Bienal, localizado no Parque Ibirapuera. O projeto expográfico foi desenvolvido com estruturas desmontáveis, visando a adaptação aos mais diversos espaços e metragens para possibilitar maior número de itinerâncias.

De acordo com Caroline, na maioria das vezes as exposições itinerantes do Museu do Café e do Museu da Imigração são desenvolvidas após o encerramento das exposições temporárias. “A iniciativa visa ampliar o acesso ao conteúdo produzido, oferecendo novas experiências a diferentes públicos e levando os museus para além de seus espaços físicos”, comenta ela. Além de diferentes cidades brasileiras, o Museu do Café já levou exposições itinerantes para outros países. A mostra Viaggio Nella Terra del Caffè foi apresentada em Roma, Florença e Trieste, na Itália, enquanto Cafés do Brasil: Patrimônio da Humanidade integrou a programação de um evento em Santiago, no Chile.

Para Dani Cenerini, diretora da Para Elos, organizadora do Ca Fé On, a presença da exposição e o apoio institucional do Museu do Café na segunda edição do evento é de enorme valor. “Quando falamos em café falamos em história, em identidade e em memória, valores fundamentais do Ca Fé On. A parceria com o Museu do Café muito nos honra e só enaltece o nosso trabalho”, diz ela.

Em um grão, muitos mundos

No Paraná, o desenvolvimento da economia cafeeira impulsionou o projeto de colonização do norte do Estado orquestrado pelo governo federal e viabilizado por agentes e companhias colonizadoras a partir da década de 1930. De acordo com o livro “Marialva: do café à uva fina”, de autoria da professora Maria Tereza Ricieri, “a cafeicultura no município teve início em 1937 quando chegam as primeiras famílias de japoneses. Em 1942 o Paraná era um mar de cafezais e tornou-se em pouco tempo a região produtora mais importante do país”.

Na opinião da historiadora Veroni Friedrich, do Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura de Maringá, imigrantes e migrantes foram fundamentais para a a constituição dos municípios do norte paranaense como os conhecemos. “As famílias japonesas, italianas, espanholas, portuguesas e ucranianas, entre outras origens, contribuíram com a criação de estruturas básicas para o funcionamento das cidades como escolas, igrejas, hospitais, cooperativas, espaços de lazer e comércios, especialmente entre as décadas de 1940 e 1970”. Para ela, a presença da exposição Imigrantes do Café no Ca Fé On é a oportunidade de revisitar histórias e memórias daqueles que, individual e coletivamente construíram a trajetória da cafeicultura e tantos outros municípios do norte do Paraná.

O Ca Fé On é uma realização da Para Elos e Thegreat!, com apoio da Prefeitura de Maringá, Governo do Paraná, Secretaria do Turismo do Paraná, Sistema FAEP, IDR-Paraná/Secretaria de Agricultura e do Abastecimento, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Fomento Paraná, Sanepar e Copel. Apoio institucional do Museu do Café, Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Universidade Estadual de Maringá (UEM0, Visite Maringá, Rota dos Cafés Especiais, Rota do Café do Paraná, UniCesumar e Mga Tech. O evento tem a Font Life como água oficial e Nude como leite oficial e a midia partner é formada pela TV Maringá, TV Paraná Turismo, GMC, GMC Online, Rádio Mix, Maringá FM e CBN Maringá.

Serviço

Ca Fé On Ouro Verde: desafios e oportunidades

www.cafeonmovimento.com.br

Data: 2 e 3 de agosto, das 9h às 18h

Local: Antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC), atual Mgá Tech

Avenida Centenário, 116

Entrada 1 quilo de alimento não perecível revertido ao Pra Somar Maringá


Tags:  Ca Fé On Ouro Verde  Imigrantes do Café  Antigo Instituto Brasileiro do Café  Maringá 

ROTEIRO GOURMET

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

Chopperia

Bar & Restaurante

Gastrobar

Doce artesanal

Restaurante

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo indevido, impróprio ou ilegal, entre em contato conosco que vamos analisar.

MAIS NOTÍCIAS

Maringá
Estacionamento aos fundos da Catedral será liberado até sexta
Empresa segue com obras em outras frentes de trabalho no Eixo Monumental
14/08/2025
Maringá
Irmandade de jogadores compulsivos convida interessados para reunião pública
Reunião será no sábado, 16 de agosto em Maringá
13/08/2025
Maringá
Apenados da Penitenciária Estadual de Maringá concluem curso de Técnicas de Costura Industrial
A capacitação foi fruto de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)
13/08/2025
Maringá
Maringá abre inscrições para casamento comunitário com cerimônia gratuita em outubro
Casais podem se inscrever até 15 de outubro em unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras)
12/08/2025
Maringá
Espetáculo Emaranhar estreia com seis apresentações gratuitas no Teatro Barracão
O projeto é viabilizado pelo Prêmio Aniceto Matti, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura
12/08/2025

SUGESTÕES LITERÁRIAS

ENQUETE

PUBLICIDADE E PARCEIROS

Fale Conosco pelo WhatsApp