Terça-feira, 05 de Agosto de 2025
Twitter
Youtube
Facebook
Instagram
Whatsapp
TEMPO REAL

Notícias

HomeNotíciasAeroportos internacionais têm aumento de passageiros no primeiro semestre
Paraná

Aeroportos internacionais têm aumento de passageiros no primeiro semestre

Juntos, o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba), e o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no Oeste, receberam mais de quatro milhões de passageiros no período de janeiro a junho de 2025

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Os principais aeroportos paranaenses têm registrado intenso movimento. Juntos, o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba), e o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no Oeste, receberam mais de quatro milhões de passageiros no primeiro semestre de 2025, um aumento de 18,2% na comparação com o mesmo período do último ano.

Os dados são referentes aos meses de janeiro a junho deste ano, com o total de passageiros sendo resultado de aproximadamente 40 mil operações de embarque e desembarque nos aeroportos paranaenses. As informações são da Motiva, concessionária que administra ambos os terminais no Estado.

“Isso é uma prova de que o turismo paraense se mantém em alta, seja na atração, na recepção e no bom atendimento ao turista, que dificilmente visita um destino sem uma malha aérea qualificada e versátil. Esses viajantes movimentaram os comércios, a rede hoteleira, restaurantes e seguem impactando positivamente a nossa economia”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção do turismo estadual.

Apenas o Aeroporto Afonso Pena foi responsável pelo atendimento de cerca de três milhões de passageiros, entre as mais de 31 mil operações. O número representa um aumento de 7,2% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizados pouco mais de 2.7 milhões de passageiros.

Já o Aeroporto da Terra das Cataratas – Patrimônio Natural da Humanidade - recebeu mais de 1 milhão de passageiros em cerca de 9 mil embarques e desembarques, consolidando um aumento de 11% na movimentação em relação ao mesmo período de 2024, quando 971.295 passageiros passaram pelo terminal.

“Esse número representa um aumento na nossa movimentação, aproximando o Aeroporto da Terra das Cataratas dos números registrados pré-pandemia, mostrando uma tendência muito positiva do setor aéreo paranaense”, disse Vinicius Bueno, gerente do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.

CONEXÃO DIRETA

O Paraná teve novos voos conquistados recentemente pelo Estado em conexões aéreas nacionais e internacionais sem escala. Em nível nacional, a companhia Latam começa a operar em outubro os voos Curitiba-Rio de Janeiro (Aeroporto do Galeão) e Foz do Iguaçu-Brasília (DF), enquanto pela Gol começa a operar a partir de novembro o voo Foz do Iguaçu-Fortaleza (CE).

Já a conexão aérea internacional tem sete voos diretos com o Paraná, sendo três conquistados no ano passado. Do aeroporto Afonso Pena um liga o Estado a Buenos Aires (Argentina), dois a Santiago (Chile), um a Lima (Peru), outro a Assunção (Paraguai) e um voo conecta diretamente o Paraná a Montevidéu (Uruguai). Com chegada em Foz do Iguaçu, um voo direto vem de Santiago (Chile).“Os voos são resultado de uma política de atuação do Governo do Estado junto às companhias aéreas. A promoção do Estado enquanto destino turístico no Brasil e no exterior (com capacitações e convenções, por exemplo) gera o interesse de agentes de viagens e operadoras de turismo pelo Paraná e, consequentemente, há uma maior demanda por voos para o Estado, o que explica esse aumento de voos diretos nacionais e internacionais”, explica o diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná, Marcelo Martini.

INTERNACIONAL

Segundo dados da Agência Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), do total de passageiros que movimentaram os dois aeroportos no primeiro semestre, mais de 22 mil eram estrangeiros. As principais nacionalidades foram chilenos (39,1%), argentinos (16,9%), paraguaios (9,9%), peruanos (8,7%) e americanos (5,9%).

Na comparação entre os primeiros seis meses deste ano com o mesmo período de 2024, o Paraná registrou um crescimento de 58,2% na recepção de turistas estrangeiros nos principais aeroportos do Estado, quando foram contabilizados pouco mais de 13,9 mil passageiros do Exterior. (AEN/PR)


Tags:  Aeroportos internacionais  Paraná  crescimento  principais aeroportos paranaenses 

ROTEIRO GOURMET

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

Chopperia

Bar & Restaurante

Gastrobar

Doce artesanal

Restaurante

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo indevido, impróprio ou ilegal, entre em contato conosco que vamos analisar.

MAIS NOTÍCIAS

Paraná
Cataratas do Iguaçu e Jardim Botânico estão entre os melhores atrativos da América
O ranking anual da TripAdvisor, que elenca os melhores atrativos, foi divulgado nesta semana e é baseado nas avaliações de milhões de turistas e usuários da plataforma
24/07/2025
Paraná
Paraná tem maior reforço da história na Polícia Civil com nomeação de 604 novos servidores
Serão 484 agentes de polícia judiciária, 40 papiloscopistas e 80 delegados aprovados em concurso público realizado em 2021 que serão somados aos outros 126 policiais contratados em 2025
24/07/2025
Paraná
Sistema penal do Paraná registra recorde de inscritos no Encceja PPL 2025
Foram 12.551 inscrições em unidades prisionais, um aumento de 10,39% em relação ao ano anterior, superando a meta de crescimento, que era de 10%
21/07/2025
Paraná
CNJ libera central de consulta para localizar caloteiros
Determinado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), liberação permitirá que cidadãos, advogados e empresas localizem bens em nome de devedores,
16/07/2025
Paraná
EM ALTA: Paraná recebe mais de 627 mil turistas estrangeiros
Movimento é puxado sobretudo por visitantes do Paraguai e Argentina, com 76% das chegadas. Foz do Iguaçu mantém-se como principal porta de entrada no Estado
10/07/2025

SUGESTÕES LITERÁRIAS

ENQUETE

PUBLICIDADE E PARCEIROS

Fale Conosco pelo WhatsApp