Conselho Federal de Odontologia alerta sobre riscos do morango do amor
O ideal é usar uma faca para partir a casquinha caramelada, diz o CFO
Como já abordado anteriormente pela Revista Conexão Paraná, em reportagem publicada sobre o tema (confira em: revistarcp.com.br/noticias/2025/07/31/morango-do-amor-causa-fraturas-dentarias), o popular “morango do amor” – bombom de morango coberto por uma crosta de caramelo – pode representar riscos significativos à saúde bucal.
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) reforçou, na última semana, que alimentos muito duros e pegajosos podem provocar a quebra de dentes, além de danificar próteses, facetas e aparelhos ortodônticos.
Segundo o conselho, apesar da grande repercussão positiva nas redes sociais, com profissionais ensinando a receita e celebridades experimentando a sobremesa, também se multiplicaram vídeos de pessoas que tiveram dentes ou lentes dentárias quebradas, além de relatos de próteses e contenções arrancadas pelo caramelo grudado no doce.
Como evitar acidentes
O CFO orienta que, em caso de acidente, o paciente procure atendimento odontológico de urgência. Para prevenir fraturas, recomenda-se escolher as partes mais finas do caramelo e mastigar utilizando os molares, que são mais fortes e próprios para triturar alimentos.
“O ideal é partir a casquinha com uma faca e colocar pequenos pedaços na boca, reduzindo os riscos”, aconselhou o conselho.
Por se tratar de uma receita com alto teor de açúcar, há ainda alerta para o risco de cáries. A recomendação é escovar os dentes logo após o consumo, fazendo também a limpeza interdental para remover resíduos do caramelo, que tende a grudar na superfície dental.
Pacientes com próteses, aparelhos ou facetas devem evitar totalmente alimentos duros e pegajosos. Em casos mais graves, os dispositivos podem ser arrancados ou danificados, causando até lesões na boca.
A sugestão, segundo o CFO, é optar por versões semelhantes da sobremesa que dispensem o caramelo, reduzindo assim os riscos de acidentes e problemas odontológicos. (Com informações da Agência Brasil)
Tags: Morango do amor odontologia Conselho Federal de Odontologia acidentes dentes

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.
Chopperia
Bar & Restaurante
Gastrobar
Doce artesanal
Restaurante