Domingo, 31 de Agosto de 2025
Twitter
Youtube
Facebook
Instagram
Whatsapp
TEMPO REAL

Notícias

HomeNotíciasAeroporto de Maringá ganha primeira escada com acessibilidade da América Latina
Maringá

Aeroporto de Maringá ganha primeira escada com acessibilidade da América Latina

Equipamento foi desenvolvido pela empresa maringaense Easy Ground Service Solutions para a companhia GOL Linhas Aéreas

Foto: Rafael Macri/PMM

A primeira escada com acessibilidade da América Latina é maringaense. O equipamento, que permite que todos os passageiros, com ou sem deficiência, embarquem de forma simultânea e inclusiva, foi inaugurado na tarde desta terça-feira, 26, no Aeroporto de Maringá. A escada, que foi projetada e construída pela empresa maringaense Easy Ground Service Solutions, é um projeto-piloto da companhia GOL Linhas Aéreas e deverá ser expandido para outros aeroportos brasileiros.

Anteriormente, a GOL utilizava cadeiras escaladoras para o embarque e desembarque de pessoas com deficiência. O processo levava, em média, oito minutos e envolvia ao menos três colaboradores da companhia. Em Maringá, com a nova escada com acessibilidade, o embarque será realizado em 49 segundos, exigindo o auxílio de apenas um colaborador.

Durante o evento de inauguração do equipamento, o prefeito Silvio Barros parabenizou a empresa maringaense Easy Ground Service Solutions e a GOL pela iniciativa. “Com esse lançamento, Maringá avança mais um passo no mercado aeronáutico da aviação comercial. Esse projeto, de uma empresa que é maringaense, vai permitir que os embarques da GOL ocorram de forma simultânea, respeitando as características de cada indivíduo. Que essa ideia se torne uma referência e inspire outras boas ideias”, afirmou.

O secretário da Pessoa com Deficiência, Marcos Aurélio da Silva, ressaltou que a iniciativa, que será permanente para embarques e desembarques em aeronaves da GOL, demonstra o cuidado da companhia aérea com as pessoas com deficiência. “O equipamento garante autonomia, segurança e dignidade no embarque e desembarque de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Com a escada, teremos a mesma agilidade oferecida aos demais passageiros”.

O superintendente do Aeroporto de Maringá, Gustavo Vieira, destacou que “o Aeroporto de Maringá tem se consolidado como referência em inovação na aviação. Já foi certificado duas vezes em premiações nacionais de inovação aeroportuária, concorrendo com grandes aeroportos do País. Agora, com a escada com acessibilidade, reforça a visão estratégica e o compromisso em apoiar projetos que modernizam processos e incentivam novas ideias”.

A palestrante e escritora Giane Rodrigues é cadeirante e relatou já ter enfrentado dificuldades em viagens. Ela ressaltou a importância da escada com acessibilidade para pessoas com deficiência. “Considero a iniciativa um marco na minha vida pessoal e profissional, além de uma conquista para Maringá e para a aviação. A nova escada acessível representa autonomia, conforto e segurança para pessoas com deficiência”, reforçou.

Para Renato Paulino Casati, jogador da equipe Kings Maringá, de handebol em cadeira de rodas, a ideia servirá de inspiração. “Com a escada ficará muito mais prático. Antes, o processo de embarque exigia duas transferências: uma para a cadeira escaladora e outra para o banco do avião. Agora, fazemos apenas uma transferência, direto para o banco. Essa iniciativa é um bom exemplo para que outras empresas aéreas e aeroportos do País também agilizem esse processo, porque a escada com acessibilidade vai facilitar muito a nossa vida”, destacou.

Projeto pioneiro e maringaense - O CEO da Easy Ground Service Solutions, Higor Zanco, explicou que a ideia da escada com acessibilidade surgiu há cinco anos. “A aviação tem 120 anos e nunca ninguém pensou nessa evolução. Apresentamos o projeto para GOL, que nos assessorou e nos ajudou a entender qual era demanda, e hoje inauguramos essa escada que permite o embarque simultâneo e humanizado, reduz o tempo de solo das companhias aéreas e melhora a experiência de todos os passageiros”.

Henrique Rossi, tecnólogo da informação da Easy, explicou que “o projeto nasceu de um rascunho, enfrentou desafios e evoluiu para o formato atual, com plataforma lateral e independente. O trabalho hoje já está patenteado. Ver essa solução em uso trazendo autonomia e praticidade às pessoas é gratificante, como acompanhar o primeiro passo de um filho”, disse.

Presenças - Entre os representantes da GOL que estiveram presentes na cerimônia de inauguração da primeira escada com acessibilidade da América Latina estão: o gerente de Pertencimento da companhia, Felipe Sobrinho, o analista Bruno Bartolo, o especialista em Relações Institucionais, Marcos Tognato, além de outras autoridades. (PMM)


Tags:  Aeroporto Regional de Maringá  acessibilidade  Maringá 

ROTEIRO GOURMET

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

Chopperia

Bar & Restaurante

Gastrobar

Doce artesanal

Restaurante

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo indevido, impróprio ou ilegal, entre em contato conosco que vamos analisar.

MAIS NOTÍCIAS

Maringá
Documentário que conta a história da reocupação do Norte do Paraná ganha data de estreia;
Confira no texto onde assistir
29/08/2025
Maringá
Influenciadora Talita New York deixa a prisão após decisão do STJ
Ela estava presa desde abril por crime de descaminho
29/08/2025
Maringá
Cris Lauer perde mandato e entra para a história da CMM como a 1a vereadora cassada
Ironia do destino. ela foi a vereadora mais votada nas últimas eleições
28/08/2025
Maringá
Rural define eleição para o dia 29/09 e convoca 2 assembleias
O principal motivo: a nova data provocará vacância de 29 dias da diretoria atual
27/08/2025
Maringá
Com Maringá em sétimo, Paraná tem 13 das 100 cidades mais competitivas do Brasil
Curitiba lidera a lista estadual do Ranking de Competitividade dos Municípios, na 5ª colocação nacional, enquanto Maringá aparece em 7º, ambas duas posições acima da classificação de 2024. São José dos Pinhais registrou o maior crescimento em relação ao ano anterior, passando do 120º para 56º lugar.
27/08/2025

SUGESTÕES LITERÁRIAS

ENQUETE

PUBLICIDADE E PARCEIROS

Fale Conosco pelo WhatsApp