Virada Cultural será na Vila Olímpica. Resultado dissipou controvérsias
A escolha do local, segundo rumores, cancelou questionamentos que poderiam ser feitos se o resultado fosse outro
Discussão interna entre alguns grupos culturais independentes elogiaram a iniciativa da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc), em promover uma consulta pública encerrada nesta segunda-feira (1º ) definindo que a Vila Olimpica será o cenário para a realização da Virada Cultural 2025 que acontecerá nos dias 15 e 16 de novembro.
Comentários nos bastidores da cultura maringaense achavam que o local escolhido seria o Euro Garden, palco de diversas atividades culturais da cidade. Segundo a a Secretaria de Cultura, no total, foram 2.818 votos válidos, sendo 2.033 votos (72,14%) na Vila Olímpica, 344 votos (12,21%) no Parque de Exposições, 226 votos (8,02%) para a Praça Raposo Tavares e 215 votos (7,63%) para a realização no Parque Alfredo Nyffeller.
O resultado dissipou até mesmo rumores sobre uma possível contratação de uma auditoria externa caso o resultado fosse outro que pudesse beneficiar interesses empresariais . A consulta registrou 2.976 votos. após a aferição da metodologia de validação, processados da seguinte forma: 133 votos foram invalidados por não apresentarem a estrutura numérica de um CPF válido. 25 votos foram descartados por se tratarem de duplicidade, mantendo apenas a primeira contribuição de cada CPF válido.
A consulta pública iniciou no dia 11 de agosto e foi realizada de forma online. Os locais disponíveis para votação foram indicados pela Comissão de Acompanhamento da Virada Cultural 2025, formada por 22 representantes da sociedade civil e do poder público, nomeados pela Portaria nº 41/2025. A Comissão acompanhará todas as etapas do evento e deverá ter a supervisão voluntária da União dos Jornalistas e Escritores (UNIJORE) .
Uma prova inequívoca que a população defende espaços abertos e com acessibilidade. Em rede social o secretário de Cultura, Tiago Valenciano confirmou que está comprometido em fazer da Virada Cultural deste ano um momento plural e acolhedor para toda a comunidade”

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.
Chopperia
Bar & Restaurante
Gastrobar
Doce artesanal
Restaurante
