Sábado, 06 de Setembro de 2025
Twitter
Youtube
Facebook
Instagram
Whatsapp
TEMPO REAL

Notícias

HomeNotíciasCadeia Pública Feminina de Alto Paraná conclui curso de qualificação em olericultura
Geral

Cadeia Pública Feminina de Alto Paraná conclui curso de qualificação em olericultura

O curso capacitou 13 mulheres privadas de liberdade

Foto: Reprodução

A Cadeia Pública Feminina de Alto Paraná promoveu o curso  “Planejamento na olericultura – do plantio à comercialização”, entre os dias 18 de agosto e 1º de setembro, com carga horária de 40 horas. 13 mulheres privadas de liberdade se qualificaram profissionalmente no ramo da horticultura que se dedica ao cultivo de hortaliças.

O coordenador regional da Polícia Penal do Paraná (PPPR) em Maringá, Júlio César Vicente Franco, destacou a importância da iniciativa: “O trabalho de ressocialização passa necessariamente pela capacitação. Ao oferecer cursos como este, estamos criando condições para que essas mulheres possam, no futuro, se reintegrar à sociedade de maneira mais digna, com oportunidade de geração de renda e autonomia financeira”, afirmou.

A capacitação foi viabilizada por meio de uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural Patronal de Alto Paraná. O curso abordou técnicas de planejamento, plantio, adubação, manejo, colheita e pós-colheita no cultivo de hortaliças.

A gestora da unidade, Sandreli Ortiz Frasson, reforçou o impacto positivo da ação. “É muito gratificante poder ofertar cursos que agregam valor à vida dessas mulheres, proporcionando a elas a oportunidade de um recomeço em suas trajetórias”, disse.

Já a instrutora do Senar responsável pelo curso, Priscila Trigo, ressaltou o empenho das participantes. “O interesse e o compromisso das custodiadas foram fundamentais. Com o aprendizado em olericultura, elas poderão ter uma fonte de renda ao término do período de detenção, o que amplia as chances de inserção no mercado de trabalho”, completou.

Com a formação, as custodiadas estão aptas a atuar no cultivo da horta existente dentro do estabelecimento penal, além de ampliar as perspectivas de empregabilidade ao término de suas penas.

A qualificação gera ainda remição de pena garantida pela Lei de Execuções Penais (nº 7.210/1984), onde a cada 12 horas de estudo, é reduzido um dia da pena total.


Tags:  Mulheres privadas de liberdade  Alto Paraná  Cadeia Pública  trabalho  ressocialização 

ROTEIRO GOURMET

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

Chopperia

Bar & Restaurante

Gastrobar

Doce artesanal

Restaurante

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo indevido, impróprio ou ilegal, entre em contato conosco que vamos analisar.

MAIS NOTÍCIAS

Geral
Conselho Federal de Odontologia alerta sobre riscos do morango do amor
O ideal é usar uma faca para partir a casquinha caramelada, diz o CFO
03/08/2025
Geral
Bônus Itaipu dará desconto na conta de luz de agosto
Alívio na fatura vai compensar bandeira vermelha patamar 2
31/07/2025
Geral
Aumento da licença-paternidade será tema no Congresso após recesso
Terminou neste mês o prazo dado pelo STF para regulamentação do tema
27/07/2025
Geral
FGTS distribuirá quase R$ 13 bi do lucro de 2024
Rentabilidade do fundo ficará em 6,05%, acima da inflação
25/07/2025
Geral
Menores podem viajar sozinhos com a Autorização Eletrônica de Viagem (AEV).
O free lancer da RCP em Curitiba, Dimitry Novak confirmou a iniciativa do Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná,, com sede em Curitiba/PR.
05/07/2025

SUGESTÕES LITERÁRIAS

ENQUETE

A perda do mandato da vereadora Cris Lauer foi justa ou injusta?
1
Injusta
2
Indeciso
3
Justa

PUBLICIDADE E PARCEIROS

Fale Conosco pelo WhatsApp