Quarta-feira, 10 de Setembro de 2025
Twitter
Youtube
Facebook
Instagram
Whatsapp
TEMPO REAL

Notícias

HomeNotíciasNo Setembro Amarelo, Maringá reforça importância do cuidado com a saúde mental
Maringá

No Setembro Amarelo, Maringá reforça importância do cuidado com a saúde mental

Município conta com diferentes modalidades de Caps, atendimento psiquiátrico no Hospital Municipal e psicólogos nas UBSs, além de parceria com o CVV

Foto: Rafael Macri/PMM

Neste Setembro Amarelo, mês dedicado à valorização da vida e à prevenção do suicídio, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, reforça a importância do cuidado com a saúde mental para o bem-estar e qualidade de vida.

A campanha Setembro Amarelo chama atenção para a necessidade de buscar ajuda diante de sinais de sofrimento emocional. Nesse processo, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) têm papel fundamental ao oferecer acolhimento e cuidado especializado e humanizado. Para o primeiro atendimento, não há necessidade de agendamento. Posteriormente, o paciente é atendido de acordo com um plano terapêutico realizado por uma equipe multiprofissional.

Com dificuldades para superar o vício em bebida alcoólica, Ademar dos Reis Carvalho buscou tratamento no Caps AD. “Frequento o serviço há dois anos. No começo, participava das rodas de conversa, onde cada um compartilhava suas dificuldades. Isso já trazia um alívio. Depois, sugeri que começássemos a cantar. Assim nasceu o grupo Guerreiros da Paz. Foi muito bom: criamos novas amizades e isso fortaleceu muito o nosso desenvolvimento”, conta.

Em outros casos, é a família da pessoa que está em sofrimento psíquico que busca ajuda. O uso abusivo de álcool levou José Luis da Silva a se perder no bairro em que mora. Foi nesta hora que a esposa dele, Antônia Souza da Silva, decidiu acompanhá-lo até o Caps AD. “A gente sempre soube que ele precisava de ajuda, mas ele não aceitava. Até que um dia ele bebeu tanto que não conseguiu voltar pra casa. Neste dia, ele reconheceu que precisava de apoio profissional e, juntos, nós fomos até o Caps AD. No início, eu o acompanhava, aos poucos ele foi melhorando. Hoje está bem melhor, graças a Deus”, contou Antônia.

A gerente de Saúde Mental do município, Patrícia Pepi, explica que “os Caps são espaços fundamentais de cuidado com a saúde mental, acolhimento e acompanhamento. Nosso objetivo é ajudar as pessoas a retomar sua autonomia, fortalecer vínculos sociais e reconstruir seus projetos de vida”, afirma.

Em Maringá, são quatro modalidades de Caps:

  • Caps II – Acolhe pessoas adultas em sofrimento psíquico (Rua Alfredo Pujon, 733);
  • Caps i – Exclusivo para crianças e adolescentes com transtornos psicológicos ou que façam uso de drogas (Rua Pioneiro João José Queiroz, 650);
  • Caps AD (Álcool e Drogas) II – Especializado no atendimento a pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas ou que tenham algum transtorno psicológico (Rua Pioneiro João José Queiroz, 650);
  • Caps III – Funcionamento 24 horas, incluindo finais de semana e feriados, com leitos de acolhimento noturno (Rua Pioneiro João José Queiroz, 650).

Nos casos mais graves, os pacientes podem ser direcionados para atendimento psiquiátrico no Hospital Municipal de Maringá, que conta com 30 leitos de atendimento de urgência e emergência 24 horas.

O município também dispõe de atendimento psicológico em todas as 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Além da rede própria, a Secretaria de Saúde tem parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), que disponibiliza apoio emocional gratuito e sigiloso, 24 horas por dia, em todo o território nacional. O atendimento pode ser feito pelo telefone 188 ou pelo site www.cvv.org.br.

A Prefeitura de Maringá trabalha para ampliar os serviços de saúde mental para a comunidade. O município obteve recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal para construção de um novo Caps na cidade. Trata- se um Caps AD III, para pessoas adultas em sofrimento psíquico decorrente do uso de álcool e drogas, com leitos de observação.

Programa Maringá Saudável

As ações de prevenção e promoção da saúde fazem parte do programa Maringá Saudável, que tem como pilares a alimentação saudável, a prática de atividade física e o controle do tabagismo. Esses fatores contribuem para a produção de hormônios como endorfina, serotonina e dopamina, essenciais para a saúde mental e para o bem-estar.

“O exercício físico estimula a liberação de hormônios relacionados ao bem-estar, enquanto a alimentação adequada fornece os nutrientes necessários para sua produção. Nossa prioridade é a prevenção e a promoção da saúde, garantindo mais qualidade de vida aos maringaenses”, destaca o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi. (PMM)


Tags:  Maringá  Setembro Amarelo  Prevenção do suicídio  saúde mental 

ROTEIRO GOURMET

RCP - Núcleo jornalismo: as indicações são dos internautas, via plataforma permanente e com aferições trimestrais. O método permite que o núcleo de jornalismo da RCP identifique, gratuitamente via banner, os destinos gastronômicos mais lembrados qualificando-os com o título RCP - Núcleo jornalismo:. Voláteis, a cada três meses as indicações poderão ser mudadas pelo público-alvo.

Chopperia

Bar & Restaurante

Gastrobar

Doce artesanal

Restaurante

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo indevido, impróprio ou ilegal, entre em contato conosco que vamos analisar.

MAIS NOTÍCIAS

Maringá
Gestantes atendidas no Hospital Universitário fazem ensaio fotográfico
Hospital é referência em atendimento na gestação de alto risco, com cerca de 240 atendimentos por mês
10/09/2025
Maringá
Inscrições abertas para voluntários interessados em participar do Dia Mundial da Limpeza
Evento incentiva a responsabilidade ambiental e reforça o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
10/09/2025
Maringá
Humberto Gessinger anuncia show em Maringá com turnê acústica
09/09/2025
Maringá
UEM abre inscrições para participação na FLIM 2025
Comunidade acadêmica é convidada para participar da Festa Literária Internacional de Maringá
09/09/2025
Maringá
Aeroporto de Maringá implantará atendimento pré-hospitalar com UTI móvel
Terminal abriu licitação para a contratação do serviço especializado
08/09/2025

SUGESTÕES LITERÁRIAS

ENQUETE

A perda do mandato da vereadora Cris Lauer foi justa ou injusta?
1
Injusta
2
Indeciso
3
Justa

PUBLICIDADE E PARCEIROS

Fale Conosco pelo WhatsApp